Lanzhou – A 30ª Feira de Investimento e Comércio de Lanzhou da China (CLZITF, na sigla em inglês) se encerrou nesta quarta-feira na Província de Gansu, no noroeste da China, com acordos assinados no valor de cerca de 604 bilhões de yuans (US$ 84,7 bilhões).
O número é 7,7% maior do que o registrado na edição do ano passado da feira.
Realizada pela primeira vez em 1993 na capital provincial, Lanzhou, a CLZITF emergiu como um importante evento para a cooperação econômica e comercial do Cinturão e Rota.
No ano passado, a feira atraiu mais de 1.600 empresas nacionais e estrangeiras, e o número ultrapassou 2.200 durante a edição deste ano.
“Na última década, Lanzhou passou por grandes mudanças. A feira também atraiu um número crescente de empresas de vários países e regiões”, disse Maryna Anikeyeva, empresária de Belarus, que participou da feira em 2014 pela primeira vez como membro da delegação comercial bielorrussa.
Este ano, Anikeyeva, gerente-geral da JSC “Molochny Mir”, uma multinacional que opera no setor de produtos lácteos em mais de 30 países e regiões, visitou Gansu para buscar mais parceiros e expandir sua presença no mercado local.
“Uma empresa de laticínios na sub-região autônoma da etnia Hui de Linxia, em Gansu, nos convidou para visitar sua fábrica e discutir detalhes de cooperação”, disse ela.
As especialidades locais de Gansu, como macarrão com carne bovina de Lanzhou, lírios doces comestíveis e vinho, foram muito apreciadas por diversos expositores internacionais.
Durante um evento de promoção do macarrão com carne bovina de Lanzhou, em 8 de julho, 54 acordos foram assinados, totalizando quase 5,77 bilhões de yuans e abrangendo a cooperação em vendas pré-embaladas e no exterior.
Michel Marqueton, presidente da fabricante francesa de veículos recreativos SCI VIBRAYE, estava entre os signatários. Sua empresa planeja apresentar a iguaria por meio de food trucks na Europa.
A empresa também planeja estabelecer uma base de produção na França para o cultivo de vegetais, a produção de temperos e o treinamento técnico necessário para o preparo do prato, de acordo com Marqueton.
Durante esta feira de investimentos e comércio, a RUE “Beltamozhservice”, uma empresa estatal de logística de Belarus, assinou um acordo de cooperação com a empresa de gestão de operações do centro de logística alfandegada de Wuwei, em Gansu, com o objetivo de aumentar a cooperação em logística ferroviária e armazéns alfandegados.
“A China é nosso parceiro importante de negócios”, disse Dzmitry Kavalionak, gerente-geral da RUE “Beltamozhservice”, acrescentando que o serviço de trem de carga China-Europa se tornou um importante canal de logística e transporte para promover o desenvolvimento econômico e comercial dos dois países.
Marcos Lisandro Pérez Machado, vice-governador do Departamento de Florida, no Uruguai, descreveu a feira de Lanzhou deste ano como “extremamente grande” e “bem inovadora”.
“Por muitos anos, a CLZITF vem proporcionando uma grande variedade de oportunidades de negócios para comerciantes nacionais e estrangeiros. Esperamos poder realizar uma cooperação abrangente mais próxima e de maior qualidade no futuro”, disse Machado.