Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Destaque: Loja de brinquedos de arte chinesa conquista Tailândia

Por Chen Jiabao e Gao Bo

Bancoc – A empresa chinesa de brinquedos Pop Mart abriu sua sexta loja física em Bancoc e as vendas ultrapassaram 10 milhões de yuans (cerca de 1.375.743 dólares americanos) no dia da inauguração.

Estabelecendo um novo recorde de vendas em um único dia para lojas no exterior, a empresa de brinquedos de arte conhecida por suas caixas surpresas colecionáveis ​​está conquistando a Tailândia.

Depois de fazer fila na recém-inaugurada loja física com tema Labubu durante a noite, Nok, uma grande fã do popular boneco peludo do Pop Mart, disse à Xinhua que os produtos na Tailândia costumam se esgotar segundos após serem estocados, muitos fãs até viajam para comprar esses itens na China.

“É adorável. Eles têm séries diversas e com design criativo. As seleções rotativas de brinquedos de grife sempre trazem novidades, o que é um forte apelo para mim”, disse a funcionário de escritório de 33 anos.

Além dos personagens coloridos, fofinhos e peculiares, a série “bebê chorão” criada por um designer tailandês também é a preferida de Nok. Os bonecos são caracterizados por olhos grandes, expressivos e roupas criativas.

“A aparência melancólica, mas fofa, chama minha atenção. É reconfortante e compreensível”, disse ela.

A colaboração do Pop Mart com artistas locais gerou reações promissoras no mercado. Por exemplo, a série do bebê chorão não fez sucesso só no mercado tailandês, também foi popular na China, nos Estados Unidos e na Europa.

Nosso principal negócio é descobrir artistas de destaque em todo o mundo. Procuramos artistas potenciais, os ajudamos a transformar suas obras de arte em propriedade intelectual e a trazer mais alegria e carinho aos clientes, disse Wang Ning, fundador da Pop Mart, em entrevista recente em Bancoc.

A empresa de entretenimento baseada em personagens funciona como uma incubadora de artistas. Ela cuida da produção, marketing e distribuição de obras de arte para artistas selecionados. Também comercializa e promove criações de artistas através de branding, campanhas nas redes sociais, eventos pop-up e exposições.

A combinação da arte com personagens divertidos e envolventes tornou a empresa um ator importante na indústria de brinquedos. No final de 2023, a Pop Mart abriu mais de 450 lojas físicas e mais de 2.300 Robo Shops em mais de 30 países e regiões.

A empresa entrou na Tailândia em setembro do ano passado. O exclusivo marketing surpresa, como detalhe secreto, tem varrido a segunda economia do Sudeste Asiático.

Isso caracteriza a venda de produtos em embalagens opacas, ocultando a aparência de design especial dos itens. O que está dentro é uma surpresa até que o selo seja aberto. Edições raras ou limitadas são misturadas nessas caixas, acrescentando emoção no processo de unboxing.

O lançamento frequente de bonecos de edição limitada e séries especiais cria uma sensação de exclusividade e urgência entre os colecionadores. Os consumidores fazem o possível para completar suas coleções, gerando compras repetidas.

“A antecipação do desconhecido é viciante. Gosto da emoção da surpresa ao desembalar. Quando você consegue o que quer, tem vontade de ganhar a sorte grande. Caso contrário, podemos trocá-lo com amigos de perfis de fãs”, disse à Xinhua, Mint, fã de Labubu de 44 anos, que visita as lojas todas as semanas.

“Quando estou feliz, quero um boneco novo. Quando estou triste, a surpresa de desembalar me alegra. Afinal, é acessível”, disse ela.

Além de comprar, Mint aproveita o senso de comunidade. Ela mencionou que o Pop Mart oferece um espaço on-line e físico para os entusiastas se reunirem e compartilharem a paixão pela descoberta de novas peças.

O envolvimento da comunidade de fãs reflete a rica cultura de colecionadores da Tailândia. Como anfitrião de 12 feiras internacionais de brinquedos, o país do Sudeste Asiático promoveu um mercado vibrante de colecionadores. A Tailândia possui uma tradição de apreciar arte e miniaturas, desde modelos de templos elaborados até arte de rua vibrante.

Os consumidores tailandeses, especialmente a geração mais jovem, são atraídos pelas tendências e pela estética. Os brinquedos ​de arte colecionáveis​ da Pop Mart, com personagens adoráveis ​​e detalhados, ressoaram muito com essa afinidade cultural, disse à Xinhua, Justin Moon, presidente da Pop Mart International.

Ele disse que o varejo de viagens é a próxima prioridade da Pop Mart na Tailândia, já que o país é um destino turístico renomado. Além da capital Bancoc, a empresa planeja abrir mais lojas em destinos populares como Chiang Mai e Phuket.

“No futuro, o Pop Mart pode se tornar mais do que brinquedos artísticos. Planejamos aproveitar a onda que começou com diversão, emoção e surpresas como uma ponte para novos negócios que se concentram em entreter os consumidores, como parques temáticos, jogos ou até animação”, disse Moon.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo