Pequim – A área de Huangyan Dao da China, no Mar do Sul da China, desfruta de excelente qualidade ambiental e um ecossistema saudável de recifes de corais, de acordo com um relatório divulgado nesta quarta-feira.
O Relatório de Investigação e Avaliação sobre Status da Ecologia e do Meio Ambiente Marinhos de Huangyan Dao foi lançado conjuntamente por diversas instituições do Ministério da Ecologia e Meio Ambiente, da Academia Chinesa de Ciências e da Universidade de Guangxi.
As descobertas apresentadas no relatório se baseiam em uma investigação no local, realizada em maio e junho, sobre diversos aspectos da ecologia e do meio ambiente marinho na área de Huangyan Dao, incluindo a qualidade da água do mar, comunidades de corais e peixes que vivem em recifes, bem como a análise e avaliação abrangentes que utilizam resultados de expedições científicas e de pesquisas anteriores e resultados de pesquisas de sensoriamento remoto por satélite sobre a área.
A qualidade da água do mar e a qualidade dos sedimentos marinhos foram avaliadas como Grau I nas águas de Huangyan Dao, de acordo com os resultados da investigação.
O nível residual de poluentes, como metais pesados e hidrocarbonetos de petróleo em amostras de peixes, ficou abaixo dos limites padrão, e nenhum cianogênio foi detectado na água do mar, nos sedimentos marinhos e nas amostras de peixes, disse o relatório.
A densidade de peso do lixo flutuante também estava em um nível baixo, disse o relatório.
A investigação registrou 109 espécies de corais duros pertencentes a 34 gêneros e 12 famílias, marcando a maior diversidade de espécies já documentada, disse o relatório.
Há uma alta biodiversidade no ecossistema de recifes de corais na área de Huangyan Dao, já que a investigação registrou 125 espécies de peixes de recifes de corais de 23 famílias, juntamente com outros grupos-chave, como moluscos gigantes, corais azuis e anêmonas do mar, de acordo com o relatório.
Nenhuma mudança de fase de corais para macroalgas e nenhuma doença de recifes de corais foi observada, e não houve surto de estrelas-do-mar de coroa-de-espinhos, conforme a investigação no local.
Além disso, as comunidades de corais duros de Huangyan Dao demonstram forte resistência e tolerância ao aumento da temperatura da superfície do mar, tornando Huangyan Dao um habitat importante para corais e espécies relacionadas no Mar do Sul da China face ao aquecimento global.