Huarong, Província de Hunan – Como o nível da água na estação hidrológica de Yueyang caiu para abaixo de 32,5 metros e continuou a diminuir na manhã de quarta-feira, as autoridades locais anunciaram que os níveis da água em toda a bacia do lago Dongting, o segundo maior lago de água doce da China, caíram para abaixo do nível de alerta.
Desde meados de junho, a Província de Hunan, no centro da China, tem sofrido chuvas intensas, resultando em um aumento acentuado no volume de água do lago Dongting e intensificando significativamente a pressão de controle de inundações, de acordo com o centro provincial de pesquisa de hidrologia e recursos hídricos.
A equipe de resgate selou com sucesso uma brecha de 226 metros em um dique no lago Dongting na noite de segunda-feira. A brecha, causada por chuvas torrenciais, provocou a evacuação de mais de 7 mil moradores após o rompimento do dique na última sexta-feira.
Especialistas alertaram que, apesar do recuo dos níveis da água na região, a vigilância preventiva de inundações continua sendo necessária, devido a inundações prolongadas e recentes problemas de estabilidade em relação aos diques ao redor do lago Dongting.