Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Xi diz que a China está planejando desenvolver uma parceria cooperativa estratégica abrangente na nova era com Tadjiquistão

Duchambe – A China está planejando desenvolver uma parceria cooperativa estratégica abrangente na nova era com o Tadjiquistão, disse o presidente chinês, Xi Jinping, na sexta-feira.

Xi fez as observações durante suas conversas com o presidente tadjique, Emomali Rahmon, expressando seu prazer de se reunir novamente com seu velho amigo, o presidente Rahmon.

Cinco anos após a última visita, Xi disse que viu um Tadjiquistão ainda mais próspero desta vez.

Como vizinho amigável e parceiro estratégico abrangente, a China está realmente satisfeita com isso, disse Xi, expressando sua confiança de que, sob a liderança de Rahmon, o Tadjiquistão certamente atingirá as várias metas de desenvolvimento nacional que o governo estabeleceu.

A construção de uma comunidade China-Tadjiquistão com um futuro compartilhado, caracterizada por amizade eterna, solidariedade e benefício mútuo, é uma decisão política tomada em conjunto pelos dois presidentes. Isso está em conformidade com a tendência dos tempos e com os interesses comuns dos dois países e povos, disse Xi.

Sob as novas regras, a China está disposta a trabalhar com o Tadjiquistão para desenvolver uma parceria cooperativa estratégica abrangente na nova era e para construir a comunidade China-Tadjiquistão com um futuro compartilhado a partir de um ponto de partida mais elevado, disse ele.

Observando que a China permanecerá firme na promoção da amizade e da cooperação cooperativa ativa com o Tadjiquistão, Xi disse que a China apoiará firmemente o Tadjiquistão a seguir um caminho de desenvolvimento que se adapte às suas condições nacionais, apoiará firmemente a implantação do Tadjiquistão para salvaguardar sua independência, soberania e integridade territorial e apoiará firmemente os vários arranjos políticos e medidas de desenvolvimento no Tadjiquistão apresentados pelo presidente Rahmon.

A China se opõe firmemente à interferência nos assuntos internos do Tadjiquistão sob qualquer pretexto por qualquer força externa. Não importa como o cenário internacional mude, a China sempre será um amigo confiável, um parceiro fiel e um irmão próximo do Tadjiquistão, disse ele.

Nas conversas, Rahmon saudou o fato da China e o Tadjiquistão serem vizinhos amigáveis ​​e amigos leais.

Rahmon disse que, sob a orientação estratégica dos dois líderes, as relações bilaterais mantêm um desenvolvimento sólido nos últimos anos, alcançando resultados positivos em vários campos de cooperação e mantendo comunicação e colaboração de alto nível em instituições multilaterais.

Rahmon destacou que a relação entre o Tadjiquistão e a China é um modelo exemplar de relações internacionais entre nações.

Desde o início da nova era, sob a liderança visionária e sábia do presidente Xi, a China realizou grandes conquistas de desenvolvimento, que não só beneficiaram o povo chinês, mas também fizeram importantes contribuições para a paz e o desenvolvimento regional e mundial, disse ele.

Fortalecer a parceria cooperativa estratégica abrangente com a China na nova era é uma direção política prioritária do Tadjiquistão, disse Rahmon, acrescentando que o lado tadjique respeitador mantém o princípio de Uma Só China, opõe-se a qualquer forma de “independência de Taiwan” e apoia firmemente todas as estratégias feitas pela China para salvaguardar a soberania e a integridade territorial e realizar a reunificação nacional.

Após as conversas, os dois líderes também se reuniram com a imprensa.

Xi disse que os dois lados concordaram em focar na cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota, promover de forma abrangente a sinergia das estratégias de desenvolvimento dos dois países e ajudar no esforço de modernização do outro.

A China está disposta a importar mais produtos de qualidade do Tadjiquistão e melhorar continuamente a qualidade e a escala da cooperação econômica e comercial entre a China e o Tadjiquistão, disse ele.

Ele também disse que os dois países concordariam em continuar a conseguir a cooperação em conectividade e apoiar o Tadjiquistão na exploração de mais potencial para comprometer o transporte de trânsito.

Por sua vez, Rahmon disse que a visita do Estado de Xi ao Tadjiquistão é um marco importante na história das relações bilaterais, o que tornará um novo e forte impulso ao desenvolvimento da parceria cooperativa estratégica abrangente entre o Tadjiquistão e a China na nova era. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo