Nanjing – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, pediu esforços para promover a transformação digital do setor manufatureiro e impulsionar o desenvolvimento das empresas que usam tecnologias especializadas e sofisticadas para produzir produtos únicos e inovadores, com o objetivo de modernizar o sistema industrial.
Li, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez as declarações durante uma viagem de pesquisa à cidade de Suzhou, Província de Jiangsu, no leste da China, que começou na terça-feira e terminou na quarta-feira.
Como parte de sua viagem, Li visitou oficinas de produção operadas por um provedor de soluções de automação industrial em Suzhou, onde se inteirou sobre a pesquisa e o desenvolvimento da empresa relacionados a componentes de robôs industriais e outros produtos.
Destacando a necessidade de um desenvolvimento mais avançado, mais inteligente e mais ecológico no setor manufatureiro, Li pediu esforços para incentivar as empresas a se integrarem nas estratégias nacionais e obterem oportunidades de desenvolvimento por meio da inovação científica e tecnológica.
Durante a visita a uma empresa de inteligência artificial (IA), Li foi informado sobre sua pesquisa e desenvolvimento relacionados a software e chips de IA, se inteirou sobre suas soluções para os setores de automóveis e eletrodomésticos e experimentou tecnologias de grande modelo de linguagem (LLM, em inglês) em primeira mão.
A rápida ascensão dos LLMs trouxe mudanças transformadoras para o setor de pesquisa e desenvolvimento e para métodos de fabricação, disse ele, pedindo esforços para alavancar as vantagens da China em tamanho de mercado, demanda diversificada e cenários de aplicação ricos a fim de promover a integração profunda da IA e da economia real.
O premiê também presidiu um simpósio durante a viagem de pesquisa, onde observou que a transformação digital da indústria de manufatura é uma tarefa fundamental para impulsionar a força da China no setor. Ele pediu trabalho para aproveitar o poder da IA, bem como esforços para acelerar os avanços tecnológicos essenciais e a construção de infraestrutura digital.
As empresas “pequenas gigantes” – novas elites entre as pequenas e médias empresas (PMEs) da China que estão envolvidas na fabricação, se especializam em um determinado segmento de mercado e possuem tecnologias de ponta – desempenham um papel fundamental na facilitação da transformação digital do setor manufatureiro e na nutrição de novas forças produtivas de qualidade, disse ele.
Li encorajou essas empresas a fortalecerem sua inovação e a desenvolverem uma perspectiva global para um maior desenvolvimento.
Os governos em todos os níveis devem aumentar o apoio via políticas e criar um ambiente favorável para permitir que mais PMEs se destaquem, disse ele.