Beijing – O vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, apelou a medidas para atrair e utilizar ainda mais o investimento estrangeiro.
He, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez as declarações na segunda-feira ao presidir um simpósio sobre trabalho do investimento estrangeiro.
Ele pediu uma maior flexibilização do acesso ao mercado e transformar as vantagens do país de um mercado ultragrande em vantagens reais na atração de capital.
O vice-primeiro-ministro disse que devem ser feitos esforços para continuar a construir um ambiente de negócios internacional, baseado na lei e orientado para o mercado, apoiar as empresas nacionais e estrangeiras em uma mesma base para participar na atualização de equipamentos em grande escala, compras e licitações governamentais, e canais suaves para que as empresas estrangeiras reflitam e resolvam suas demandas, ao mesmo tempo em que respondem prontamente às preocupações das empresas estrangeiras.
As províncias que são os principais destinos de entrada de capital estrangeiro devem fortalecer os serviços, promover a implementação acelerada de projetos de investimento estrangeiro, dar pleno desempenho ao papel de várias plataformas abertas, como zonas de livre comércio piloto, e explorar ideias e formas de atração de investimento que se adaptem à nova situação, disse ele.