Beijing – A China vai intensificar o apoio às suas “pequenas empresas gigantes”, como parte dos esforços para promover a nova industrialização e melhorar o sistema industrial moderno no país, anunciou quarta-feira o Ministério das Finanças.
Os fundos fiscais centrais serão destinados a impulsionar o desenvolvimento dessas empresas, e mais de mil delas devem receber apoio este ano, de acordo com o Ministério.
“Pequenas gigantes” referem-se às novas elites das pequenas e médias empresas chinesas que se dedicam à manufatura, especializam-se em um determinado segmento de mercado e possuem tecnologias de ponta.
A China aumentará o apoio a “pequenas gigantes” durante o período 2024-2026, com foco nas principais cadeias industriais, indústrias emergentes estratégicas e outros setores, de acordo com uma circular emitida conjuntamente pelo Ministério das Finanças e pelo Ministério da Indústria e Informatização.
Esses fundos serão usados para incentivar essas empresas a enfrentar desafios tecnológicos, desenvolver novos produtos, consolidar as capacidades de apoio da cadeia industrial e apoiar os governos locais no fomento de “pequenas gigantes”, disse o Ministério.
A China planeja cultivar 10 mil “pequenas gigantes” durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025). Dados oficiais mostraram que o país incubou 12 mil “pequenas gigantes”.