Beijing – A comercialização do 5G vem estimulando diretamente uma produção econômica total de cerca de 5,6 trilhões de yuans (US$ 787,53 bilhões) na China nos últimos cinco anos, disse uma autoridade na quinta-feira.
Zhao Zhiguo, engenheiro-chefe do Ministério da Indústria e Informatização, divulgou o número em um fórum de comunicações móveis, citando pesquisa da Academia de Tecnologia de Informação e Comunicação da China.
O 5G também tem impulsionado indiretamente 14 trilhões de yuans na produção econômica, mostrando a grande contribuição da nova tecnologia para o desenvolvimento de alta qualidade do país, acrescentou.
Zhao disse que a China tem alcançado a liderança global em infraestrutura da rede 5G, avanços contínuos nas principais tecnologias-chave e resultados notáveis na integração de aplicações digitais e físicas desde a emissão de licenças comerciais 5G em 6 de junho de 2019.
Até o final de abril, a China havia acumulado quase 3,75 milhões de estações-base 5G, ou cerca de 26 estações-base por 10 mil pessoas. As reivindicações de patentes padrão 5G essenciais do país representaram mais de 42% do total mundial.
A tecnologia 5G tem sido amplamente utilizada em indústrias-chave, como mineração, eletricidade e saúde, e tem gradualmente penetrado de links periféricos para áreas centrais como pesquisa e desenvolvimento, design e fabricação.
Na próxima etapa, o ministério fará esforços contínuos para ajudar a aprofundar a cobertura da rede 5G, acelerar a expansão das aplicações 5G e promover ativamente a modernização da indústria de informação e comunicação, disse Zhao.