Beijing – O principal planejador econômico da China aprovou 50 projetos de investimento em ativos fixos no valor de 320,7 bilhões de yuans (cerca de US$ 45,1 bilhões) nos primeiros quatro meses deste ano.
Esses projetos são principalmente nos setores de alta tecnologia e conservação de água, disse a porta-voz da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR), Li Chao, em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira.
Em abril, a CNDR aprovou 20 projetos de investimento em ativos fixos no valor de 115,2 bilhões de yuans, disse Li.
De janeiro a abril, o investimento em ativos fixos do país expandiu 4,2% ano a ano para 14,34 trilhões de yuans, impulsionado por políticas governamentais destinadas a expandir o investimento efetivo.
Impulsionado pelas políticas governamentais, o investimento em renovação de equipamentos de larga escala registrou uma expansão relativamente rápida. Durante o período, o investimento em equipamentos e instrumentos aumentou 17,2% em comparação com o ano anterior, 13 pontos percentuais a mais do que o ritmo geral de crescimento do investimento.
No futuro, serão feitos esforços para alavancar totalmente o papel das entidades do mercado e orientar as empresas privadas a investir e participar ativamente das renovações de equipamentos e trocas de bens de consumo, disse Li.