As pessoas compram vegetais em um supermercado em Wuxi, Província de Jiangsu, leste da China, em 11 de maio de 2021. (Foto por Huan Yueliang/Xinhua)
Beijing, 15 jun (China) — Os principais indicadores econômicos da China, incluindo consumo e investimento, devem mostrar um crescimento resiliente em maio, de acordo com analistas de mercado.
O consumo do país aumentará ainda mais em maio, liderado por um boom de gastos durante os cinco dias do feriado do Dia do Trabalhador, disse Li Chao, economista-chefe da Zheshang Securities.
Li prevê que a taxa de crescimento do consumo em maio será de 12,9% em termos anuais, com maior recuperação no futuro.
Os investimentos também devem manter um ritmo de crescimento rápido, com dados apontando para aumentos de preços das matérias-primas necessárias para projetos de infraestrutura.
Lian Ping, economista-chefe do Instituto de Pesquisa de Investimento Zhixin, prevê que o investimento em ativos fixos do país nos primeiros cinco meses cresça cerca de 18% em termos anuais, um pouco mais lento do que a taxa de crescimento nos primeiros quatro meses devido ao aumento da base de comparação em maio passado.
O Departamento Nacional de Estatísticas divulgará na quarta-feira dados econômicos importantes, incluindo vendas no varejo, investimento em ativos fixos e produção industrial.