Luo Huining, diretor do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAEHK, fala no Fórum “PCC e ‘um país, dois sistemas'” em Hong Kong, no sul da China, em 12 de junho de 2021. (Xinhua/Li Gang)
Hong Kong, 13 jun (China) — Luo Huining, diretor do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK), enfatizou neste sábado a liderança do Partido Comunista da China (PCC) no avanço da causa de “um país, dois sistemas”.
O PCC introduziu, avançou e defendeu a causa de “um país, dois sistemas”, disse Luo ao fazer um discurso em um fórum na RAEHK.
Progresso constante foi feito na prática de “um país, dois sistemas” em Hong Kong sob a liderança do PCC desde o retorno de Hong Kong à pátria mãe, disse Luo.
A base constitucional de “um país, dois sistemas” foi ainda mais consolidada quando as autoridades centrais fizeram cinco interpretações da Lei Básica da RAEHK, promulgaram a lei de segurança nacional na RAEHK e melhoraram o sistema eleitoral de Hong Kong, disse Luo.
Com o apoio sólido da parte continental, a economia de Hong Kong resistiu a duas crises financeiras e a dois grandes surtos de epidemia e permaneceu forte em meio a desafios, disse Luo.
Hong Kong foi incentivado a aproveitar ao máximo suas vantagens, aprimorar os intercâmbios e a cooperação com a parte continental enquanto participa de intercâmbios culturais internacionais, e sua influência internacional está aumentando, disse ele.
Aqueles que ainda falam mal de Hong Kong e alegam a “morte de dois sistemas” serão provados categoricamente errados mais uma vez pela história, disse Luo.
Embora “um país, dois sistemas” tenha sido um sucesso mundialmente reconhecido, equívocos e distorções também surgiram no processo como resultado da propaganda das forças anti-China, disse Luo, observando que as ações decisivas das autoridades centrais consertaram as coisas e ajudaram Hong Kong a voltar do caos à ordem.
“Um país” é a pré-condição e a base de “dois sistemas”, disse ele.
Os fatos continuarão a provar que defender a liderança do PCC é na verdade defender “um país, dois sistemas” e a ordem constitucional da RAEHK conforme estipulado pela Constituição nacional e a Lei Básica da RAEHK, e salvaguardar o futuro brilhante de Hong Kong e o bem-estar fundamental do povo de Hong Kong, disse Luo.
O fórum, sob o tema “PCC e ‘um país, dois sistemas'”, foi realizado em Hong Kong para marcar o 100º aniversário da fundação do PCC.
Mais de 650 pessoas de vários setores em Hong Kong participaram do evento, incluindo Tung Chee-hwa e Leung Chun-ying, vice-presidentes do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, bem como a executiva-chefe da RAEHK, Carrie Lam.
Fórum “PCC e ‘um país, dois sistemas'” é realizado em Hong Kong, no sul da China, em 12 de junho de 2021. (Xinhua/Li Gang)