Beijing, 11 jun (China) — Espera-se que as importações e exportações da China tenham uma expansão estável e melhorem em qualidade este ano, com o apoio de uma série de condições favoráveis, mostrou um relatório do Ministério do Comércio.
A recuperação econômica estável do país, a vantagem crescente no comércio exterior e novas formas de negócios prósperas fornecerão um forte apoio às suas importações e exportações, de acordo com o relatório sobre o comércio exterior da China.
Os principais indicadores econômicos da China se recuperaram de forma constante e os fundamentos de seu desenvolvimento econômico de longo prazo permanecem inalterados, apontou o relatório, citando o crescimento constante do produto interno bruto, produção industrial, vendas no varejo, investimento em ativos fixos, entre outros.
O país também acelerou as inovações no comércio exterior, vendo progresso na construção de plataformas, cultivando entidades de mercado, integrando modelos de negócios e otimizando o ambiente de negócios, indicou o relatório.
Novas formas de comércio tiveram um desenvolvimento contínuo. Em 2020, 46 novas zonas piloto integradas de comércio eletrônico transfronteiriço foram estabelecidas e os testes de comércio de compra no mercado aumentaram em 17 para chegar a 31. Mais de 1.800 armazéns no exterior se tornaram um novo tipo de infraestrutura de comércio exterior para apoiar o comércio eletrônico transfronteiriço e expandir o mercado internacional.
Desde o ano passado, o governo chinês vem introduzindo uma série de políticas para estabilizar o comércio exterior, abrangendo áreas como redução de impostos de exportação, seguro de crédito à exportação, comércio de processamento e produtos de exportação para vendas no mercado interno. Em nível local, medidas foram tomadas para ajudar as empresas a superarem as dificuldades em meio à pandemia da COVID-19.
O relatório também destacou o aumento da resiliência das empresas de comércio exterior diante de desafios, observando que as empresas aceleraram a transformação digital com o suporte de big data, plataformas B2B e exposições online. Eles também continuaram aumentando os investimentos em pesquisa e desenvolvimento e fizeram melhorias em marcas, atendimento e controle de qualidade.
O crescimento do comércio exterior da China ainda enfrenta uma situação complexa e severa à medida que a pandemia se espalha pelo mundo, afirmou a pasta. O ministério acompanhará de perto as dificuldades e desafios enfrentados pelas empresas de comércio exterior, tais como preços de matérias-primas, flutuações de taxas de câmbio e frete marítimo e conseguirá resolver os problemas relacionados.