Chongqing, 9 jun (China) — Ministros das Relações Exteriores dos países da Cooperação Lancang-Mekong (LMC) se reuniram no Município de Chongqing, no sudoeste da China, nesta terça-feira para discutir os esforços conjuntos sobre a pandemia da COVID-19 e os futuros trabalhos de recuperação e desenvolvimento.
A sexta Reunião dos Ministros das Relações Exteriores da Cooperação Lancang-Mekong foi presidida pelo Conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e pelo ministro das Relações Exteriores de Mianmar, U Wunna Maung Lwin.
Também estiveram presentes o ministro das Relações Exteriores do Laos, Saleumxay Kommasith, o vice-primeiro-ministro cambojano e ministro das Relações Exteriores Prak Sokhonn, o vice-primeiro-ministro tailandês e ministro das Relações Exteriores Don Pramudwinai e o ministro das Relações Exteriores vietnamita Bui Thanh Son.
Wang afirmou que o LMC tornou-se um dos mecanismos de cooperação emergente mais dinâmicos na sub-região e desenvolveu-se rapidamente, alcançando resultados notáveis.
Ele disse que a China trabalhará com os países do Mekong para compartilhar as oportunidades de desenvolvimento, lidar conjuntamente com desafios e trabalhar para construir uma comunidade com um futuro compartilhado.
Wang propôs futuras áreas de cooperação para a LMC, incluindo fortalecer a cooperação na luta contra a pandemia, promover a recuperação pós-COVID-19, trabalhar com recursos hídricos, impulsionar a cooperação pragmática local, promover a amizade entre as pessoas e melhorar o mecanismo de cooperação.
Os ministros das Relações Exteriores expressaram sua disposição de manter conjuntamente o forte impulso da LMC, alinhar ativamente as estratégias de desenvolvimento, fortalecer a construção e a conectividade de infraestrutura e promover mais cooperação em educação, juventude e áreas locais.