Beijing – O chefe do Legislativo chinês, Zhao Leji, reuniu-se com Dinesh Gunawardena, primeiro-ministro do Sri Lanka, em Beijing nesta terça-feira.
Zhao, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), disse que, desde o estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países em 1957, a China e o Sri Lanka sempre tiveram uma relação sólida e estável, apesar das mudanças no cenário internacional.
A China está pronta para trabalhar com o Sri Lanka para consolidar a confiança mútua política, continuar a apoiar-se firmemente em questões relativas aos interesses centrais uns dos outros, construir o Cinturão e Rota com alta qualidade e aprofundar os intercâmbios culturais e interpessoais para promover as relações bilaterais para mais desenvolvimento, disse Zhao.
Observando a importância da comunicação e da cooperação entre os órgãos legislativos para aumentar o conhecimento e a confiança, Zhao disse que a APN da China está pronta para fortalecer a comunicação com o parlamento do Sri Lanka em diferentes níveis e melhorar a coordenação durante ocasiões multilaterais, para fornecer garantias legais para a cooperação bilateral em vários campos.
Gunawardena expressou a gratidão do Sri Lanka pelo apoio e assistência de longo prazo da China e disse que o Sri Lanka defenderá firmemente o princípio de Uma Só China, aprofundará continuamente a cooperação em vários campos, incluindo intercâmbios entre órgãos legislativos, e injetará um novo impulso na amizade bilateral.