Beijing – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, participou neste domingo, em Beijing, da cerimônia de abertura do Fórum de Desenvolvimento da China 2024 e fez um discurso.
O Fórum de Desenvolvimento da China 2024 será realizado de 24 a 25 de março. O tema do fórum deste ano é “Desenvolvimento Contínuo da China”.
O tema reflete a atenção e as expectativas de todos os setores para o desenvolvimento de longo prazo, estável e de alta qualidade da economia chinesa, disse Li.
Observando que a China cumpriu com sucesso as principais metas e tarefas para o desenvolvimento econômico e social em 2023, Li disse que a economia chinesa tem forte resiliência, grande potencial e vitalidade, e os fundamentos de seu crescimento sólido de longo prazo permanecem inalterados.
O governo chinês sempre considerou o respeito pelo mercado e pelos serviços para as empresas como um foco importante no planejamento do trabalho econômico, e sempre foi um defensor do desenvolvimento das empresas, disse o premiê.
Desde o ano passado, o governo chinês melhorou e otimizou ainda mais os serviços e estabeleceu um mecanismo de comunicação regular com as empresas, disse ele.
Observando que a China cumpriu com sucesso suas principais metas e tarefas para o desenvolvimento econômico e social em 2023, Li também disse que a economia chinesa tem forte resiliência, grande potencial e vitalidade, enquanto os fundamentos de seu crescimento sólido de longo prazo permanecem inalterados.
O governo chinês sempre considerou o respeito ao mercado e aos serviços para as empresas como um foco importante no planejamento do trabalho econômico, e sempre foi um defensor e um bom companheiro para o desenvolvimento das empresas, disse o premiê.
Desde o ano passado, o governo chinês melhorou e otimizou ainda mais os serviços e estabeleceu um mecanismo de comunicação regular com as empresas, disse ele.
A China tomará ações práticas e eficazes para promover o desenvolvimento de alta qualidade e injetar mais certeza e energia positiva na recuperação e no desenvolvimento estável da economia mundial, disse Li.
O premiê prometeu esforços para intensificar os ajustes da macropolítica, expandir a demanda interna, promover um novo tipo de urbanização centrada nas pessoas e impulsionar a renovação de equipamentos em grande escala e o comércio de substituição de bens de consumo duráveis.
A China continuará a promover a inovação industrial por meio da inovação científica e tecnológica, acelerará o desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade e impulsionará a transformação verde, ao mesmo tempo em que abordará os sintomas e as causas profundas dos desafios para prevenir e neutralizar riscos e perigos ocultos, disse ele.
Esforços contínuos serão feitos para fomentar um ambiente de negócios de classe mundial que seja orientado ao mercado, baseado na lei e internacionalizado, promover estavelmente a abertura institucional e se conectar com o mundo em um nível mais alto de abertura, disse Li.
A China está pronta para compartilhar com o mundo as grandes oportunidades do desenvolvimento sustentado da China e trabalhar com todas as partes para criar um futuro brilhante de desenvolvimento comum, acrescentou o premiê.
Cerca de 400 pessoas, incluindo especialistas, empresários, funcionários governamentais chineses e estrangeiros, assim como representantes de organizações internacionais, participaram da cerimônia de abertura do fórum, que está sendo organizado pelo Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Conselho de Estado.