Changsha – O presidente Xi Jinping exortou a Província de Hunan, na região central da China, a permanecer comprometida com a reforma e a inovação e a seguir uma abordagem realista e pragmática para escrever seu próprio capítulo no avanço da modernização chinesa.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, fez as observações durante uma visita de inspeção à província, de segunda a quinta-feira.
Xi instou Hunan a se transformar em um centro nacional para indústrias de manufatura importantes e avançadas e em um centro científico e tecnológico e de inovação com competitividade central, além de continuar a ser uma pioneira na reforma e abertura das regiões do interior da China.
Na segunda-feira, Xi inspecionou a Primeira Universidade Normal de Hunan, na cidade de Changsha, onde visitou uma exposição sobre Mao Zedong em sua juventude e conversou com alunos e professores. Xi ressaltou o papel das escolas em fomentar a virtude entre os alunos e orientá-los a servirem ao país.
Mais tarde, Xi inspecionou uma joint venture sino-alemã de materiais para baterias. Ele disse que a inovação científica e tecnológica e o desenvolvimento de alta qualidade são a chave para o crescimento e o sucesso das empresas.
Ele disse que a China continuará abrindo suas portas mais amplamente para o mundo e acolherá mais empresas estrangeiras a investirem e se desenvolverem na China.
Na terça-feira, Xi visitou uma rua cultural na cidade de Changde, onde destacou que as diversas culturas tradicionais do país com características locais constituem uma esplêndida civilização chinesa.
Hunan é uma das 13 principais províncias produtoras de grãos da China. Ao visitar uma aldeia em Changde, Xi notou que como a China tem uma população de mais de 1,4 bilhão, o país deve garantir sua própria segurança de alimentos. Ele enfatizou a importância de aumentar a produção e a qualidade dos grãos. Também pediu esforços para permitir que os agricultores enriqueçam através da produção de cereais.
Ao deixar a aldeia, Xi assinalou que a liderança do Partido adotará políticas e medidas sólidas e eficazes para transformar o plano de revitalização rural em realidade.
Na quinta-feira, depois de ouvir as autoridades provinciais do Partido e do governo relatarem seu trabalho, Xi reconheceu o trabalho de Hunan.
Ele apelou ao reforço da posição principal das empresas na inovação científica e tecnológica e à promoção de uma integração mais profunda das cadeias de inovação, indústrias, capital e recursos humanos. Também pediu o avanço das pesquisas de importantes tecnologias e equipamentos e o desenvolvimento da fabricação avançada.
Quanto ao aprofundamento da reforma, Xi disse que o foco deve ser colocado na solução de problemas que impedem a promoção de um novo padrão de desenvolvimento e de desenvolvimento de alta qualidade. Ele observou que as reformas devem proporcionar impulso e vitalidade ao desenvolvimento econômico e social.
Xi também pediu que Hunan se envolva profundamente na cooperação do Cinturão e Rota, desenvolva bem a zona piloto de livre comércio com padrões elevados e se esforce para construir uma zona piloto para aprofundar a cooperação econômica e comercial China-África.
Segundo Xi, Hunan deve assumir a responsabilidade de salvaguardar a segurança alimentar nacional e acelerar os avanços em tecnologias essenciais em áreas chave, como a indústria de sementes e maquinaria agrícola.
Ele também pediu que a província promova a integração profunda da cultura e do turismo e fortaleça a construção do Partido.
Cai Qi, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh e diretor do Gabinete Geral do Comitê Central do PCCh, acompanhou Xi na viagem de inspeção.
Na quarta-feira, Xi se reuniu com oficiais militares das tropas estacionadas em Changsha.