Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Números chineses: China avança no desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade

Beijing – Com uma recuperação econômica estável, a China passou a modernizar seu sistema industrial e a desenvolver novas forças produtivas de qualidade em um ritmo acelerado. Seguem alguns fatos e números que destacam o progresso do país na área este ano.

VALOR AGREGADO INDUSTRIAL

O valor agregado dos principais fabricantes de equipamentos aumentou 8,6% em termos anuais nos dois primeiros meses de 2024, 1,6 ponto percentual a mais do que o crescimento médio de todas as empresas industriais.

O setor de manufatura de alta tecnologia registrou um aumento de 7,5% no valor agregado, impulsionado por um aumento de 41,2% em equipamentos de semicondutores, um salto de 21,6% em circuitos integrados e um aumento de 18,2% em drones inteligentes não tripulados.

PRODUTOS TECNOLÓGICOS

A China registrou um rápido crescimento na produção de produtos inteligentes e ecológicos em janeiro a fevereiro. A produção de robôs de serviço e equipamentos de impressão 3D aumentou anualmente 22,2% e 49,5%, respectivamente.

A produção de veículos de nova energia aumentou 25,6% em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto o número de totens de recarga aumentou 41,8%. O vidro ultrabranco para o setor de energia solar teve um crescimento notável de 89,8%.

INVESTIMENTO EM SETORES EMERGENTES

Os setores emergentes continuaram a ser um forte ímã para novos investimentos. A entrada de capital nos setores de alta tecnologia cresceu 9,4% em termos anuais nos dois primeiros meses, com o setor de manufatura também testemunhando um notável aumento de 15,1% nos fundos alocados para atualizações tecnológicas.

Os investimentos de nova energia continuaram a crescer, com os setores de energia solar e eólica registrando aumentos de 46,4% e 17,7%, respectivamente.

NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS

Os novos modelos de negócios continuaram a prosperar, com o comércio ao vivo e a entrega instantânea impulsionando o consumo. No período de janeiro a fevereiro, as vendas online de mercadorias aumentaram 14,4% em termos anuais, representando 22,4% das vendas totais de bens de consumo no varejo do país.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo