Beijing – O governo chinês divulgou a terceira e última lista de projetos que serão implementados após a emissão adicional de 1 trilhão de yuans (US$ 140,7 bilhões) em títulos públicos.
De acordo com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR), o principal planejador econômico do país, a terceira lista inclui mais de 2.800 projetos, para os quais quase 200 bilhões de yuans de novos financiamentos serão alocados a partir da emissão de títulos.
Os projetos apoiarão principalmente a recuperação e reconstrução pós-desastre no norte da China, especialmente na região de Beijing-Tianjin-Hebei, a melhoria das capacidades de prevenção e mitigação de desastres, bem como as capacidades de resposta emergencial, prevenção e controle de desastres naturais. Eles também apoiarão a recuperação e reconstrução pós-desastre nas províncias de Gansu e Qinghai, no noroeste, de acordo com a CNDR.
O governo central chinês decidiu em outubro do ano passado emitir 1 trilhão de yuans em títulos governamentais adicionais, a partir do quarto trimestre, para apoiar a reconstrução das áreas atingidas por desastres e aumentar as capacidades de socorro ao desastre do país.