Bancoc – O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, reuniu-se com o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Tailândia, Parnpree Bahiddha-Nukara, para a consulta anual, neste domingo.
Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que a China e a Tailândia são uma família. Como o próximo ano marca o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e a Tailândia, ambos os países enfrentam novas oportunidades e devem tomar novas medidas em seus respectivos desenvolvimentos de modernização e na construção de uma comunidade China-Tailândia com um futuro compartilhado.
A China está disposta a se concentrar na construção de uma comunidade China-Tailândia mais estável, próspera e sustentável com um futuro compartilhado, fortalecer a cooperação pragmática em vários campos e adicionar constantemente novas dimensões às relações bilaterais, disse Wang.
Wang disse que a China está disposta a dar as mãos à Tailândia e a outros países emergentes em desenvolvimento para fortalecer a unidade e a cooperação para atender aos respectivos desenvolvimentos e proporcionar mais estabilidade e certeza ao mundo turbulento.
A China e a Tailândia devem fortalecer ainda mais os intercâmbios de alto nível, disse o diplomata chinês, acrescentando que os dois países devem planejar conjuntamente as comemorações do 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas.
Wang observou que os dois lados devem promover ativamente a cooperação de alta qualidade no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota, acelerar a construção da Ferrovia China-Tailândia e implementar plenamente o Panorama do Corredor de Desenvolvimento da Conectividade China-Laos-Tailândia.
De acordo com Wang, a China e a Tailândia devem fazer bom uso do importante acordo de isenção mútua de vistos para facilitar intercâmbios mais próximos entre pessoas, fortalecer a cooperação na aplicação da lei e tomar medidas concretas para garantir a segurança dos turistas de ambos os países. Ele disse que os dois países também devem combater conjuntamente os crimes transnacionais, como jogos de azar online e fraudes eletrônicas, para proteger a segurança e a estabilidade da região.
Por sua vez, Parnpree disse que a Tailândia atribui grande importância à parceria de cooperação estratégica abrangente entre a Tailândia e a China, bem como ao fortalecimento da cooperação amigável com a China, pois ela não apenas se alinha aos interesses comuns dos dois países, mas também é crucial para a paz e a estabilidade mundiais. A Tailândia adere firmemente ao princípio de Uma Só China e não se envolve em nenhum intercâmbio oficial com as autoridades de Taiwan.
O desenvolvimento das relações Tailândia-China reflete a profunda confiança mútua e o apoio consistente um ao outro em tempos de adversidade, disse Parnpree, acrescentando que a Tailândia aprecia muito a contribuição da China para manter a estabilidade mundial e promover a recuperação econômica global como um país importante e responsável.
A Tailândia está disposta a fortalecer a coordenação com a China em questões internacionais e regionais, participar de uma cooperação substancial na implementação da Iniciativa de Desenvolvimento Global, da Iniciativa de Segurança Global e da Iniciativa de Civilização Global, participar da cooperação do Cinturão e Rota, defender o multilateralismo, opor-se à dissociação e manter a cadeia de produção e suprimentos estável.
Após as consultas, as duas autoridades assinaram um acordo sobre isenção mútua de vistos.