Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Xi pede que China e França abram conjuntamente o caminho de paz e progresso para o desenvolvimento humano

Beijing – Como o mundo de hoje está mais uma vez em uma encruzilhada crítica, a China e a França devem abrir conjuntamente um caminho de paz, segurança, prosperidade e progresso para o desenvolvimento humano, disse neste sábado o presidente chinês, Xi Jinping.

Xi fez as observações ao trocar felicitações com seu homólogo francês, Emmanuel Macron, pelo 60º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países.

A China e a França quebraram o gelo da Guerra Fria e atravessaram a divisão entre diferentes blocos para estabelecer relações diplomáticas em nível de embaixador há 60 anos, observou Xi, acrescentando que esse evento histórico impulsionou o cenário global a evoluir na direção certa de diálogo e cooperação, o que ainda oferece inspirações para os dias de hoje.

Nos últimos 60 anos, os dois países aderiram a escolhas estratégicas independentes de influência externa e sempre se comprometeram a alcançar o desenvolvimento comum por meio da cooperação mutuamente benéfica, promovendo a aprendizagem mútua entre civilizações por meio de intercâmbios em pé de igualdade e enfrentando conjuntamente os desafios globais por meio da coordenação multilateral, disse Xi.

Há mais de um “primeiro” e frutíferas conquistas no que diz respeito às relações China-França, que não só beneficiaram os povos de ambos os países, mas também desempenharam um papel vital na manutenção da paz e da estabilidade globais, promovendo a multipolarização do mundo e avançando na democratização das relações internacionais, disse Xi.

Diante da questão dos tempos e da história sobre o rumo que o mundo deve tomar, a China e a França, ambas como grandes países independentes e membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, devem permanecer fiéis à aspiração original de estabelecer relações diplomáticas, assumir sua responsabilidade, cumprir sua missão e, em conjunto, abrir um caminho de paz, segurança, prosperidade e progresso para o desenvolvimento humano, disse ele.

Atribuindo grande importância ao desenvolvimento dos laços bilaterais, Xi disse que está pronto para trabalhar com Macron para aproveitar o 60º aniversário das relações diplomáticas como uma oportunidade para defender os princípios fundamentais, abrir novos caminhos, aproveitar as conquistas do passado, abrir um novo futuro e tornar a parceria estratégica abrangente China-França mais sólida e dinâmica, de modo a contribuir ainda mais para melhorar o bem-estar dos dois povos e da humanidade.

Macron, em sua mensagem de felicitações, afirmou que o estabelecimento de relações diplomáticas entre a França e a China há 60 anos foi uma decisão visionária e histórica.

Diante dos desafios globais sem precedentes de hoje, a cooperação entre a França e a China, bem como entre a Europa e a China, é mais crucial do que nunca na busca de soluções comuns para os desafios globais, acrescentou.

O ano de 2023 testemunhou uma revitalização abrangente das relações França-China e, em 2024, espera-se que a cooperação entre as duas nações seja ainda mais fortalecida, observou ele.

Macron disse que espera trabalhar com o presidente Xi para promover intercâmbios econômicos, culturais e juvenis entre os dois países, fortalecer a comunicação e a coordenação sobre questões globais e aprofundar continuamente a parceria estratégica abrangente entre a França e a China, para que ambos os lados possam infundir vitalidade renovada nas relações bilaterais nos próximos 60 anos.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo