Beijing – As principais empresas industriais da China viram seus lucros combinados aumentarem pelo quinto mês consecutivo em dezembro de 2023, mostraram dados oficiais neste sábado.
Os lucros das principais empresas industriais com receita anual de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,8 milhões) aumentaram 16,8% anualmente em dezembro do ano passado, mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).
Em 2023, os lucros das principais empresas industriais atingiram 7,69 trilhões de yuans, queda anual de 2,3%, com o ritmo de declínio diminuindo 2,1 pontos percentuais em relação aos primeiros 11 meses.
Os setores de produção e abastecimento de energia, aquecimento, gás e água emergiram como os melhores desempenhos no ano passado, com os lucros combinados registrando um notável aumento anual de 54,7%. A alta contribuiu com 3,1 pontos percentuais para o crescimento geral dos lucros industriais do país.
Os lucros do setor de fabricação de equipamentos aumentaram 4,1% em 2023, alta de 2,4 pontos percentuais da taxa de crescimento registrada no ano passado.
Entre as 41 categorias industriais monitoradas pelo órgão, 27 registraram crescimento nos lucros, segundo o DNE.