Macau, 5 mar (Xinhua) — A Região Administrativa Especial (RAE) de Macau expressou nesta sexta-feira seu firme apoio e suporte ao grande movimento feito pela Assembleia Popular Nacional (APN), o mais alto órgão legislativo da China, para melhorar o sistema eleitoral da RAE de Hong Kong.
Um projeto de decisão sobre a melhoria do sistema eleitoral da RAE de Hong Kong foi apresentado nesta sexta-feira na quarta sessão da 13ª APN para deliberação.
O projeto de decisão é um grande movimento para implementar plenamente o princípio fundamental de “patriotas governando Hong Kong”, e para garantir a prosperidade e estabilidade duradouras de Hong Kong, de acordo com um comunicado emitido pela RAE de Macau.
Garantir que o poder decorrente de um alto grau de autonomia para as RAEs esteja nas mãos de patriotas é um princípio crucial no que diz respeito à implementação de “um país, dois sistemas”, segundo o comunicado.
Desde o retorno de Macau à pátria, o governo da RAE de Macau e as pessoas de todos os círculos sociais de Macau têm prestado muita atenção para levar adiante a tradição patriótica de Macau e defender o conceito nacional e o patriotismo. O valor central de amar o país e Macau tem sido o pilar da sociedade macaense, observou o comunicado.
Chamando-a de responsabilidade compartilhada para as pessoas em Macau salvaguardarem a estabilidade social da RAE e consolidarem a base para “patriotas governando Macau”, o comunicado destacou que a RAE de Macau implementará integralmente o princípio fundamental de “patriotas governando Macau”, e continuará melhorando os sistemas eleitorais locais de acordo com as necessidades práticas de Macau.
Esses esforços são para garantir que a implementação do princípio “um país, dois sistemas” não seja distorcida em Macau, e para promover o sucesso duradouro de “um país, dois sistemas” com características de Macau, segundo o comunicado.