Beijing – Os lucros combinados das principais empresas industriais da China aumentaram pelo quarto mês consecutivo em novembro, de acordo com dados oficiais divulgados nesta quarta-feira.
De acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês), os lucros das principais empresas industriais com receita anual de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,82 milhões) aumentaram 29,5% em novembro em relação ao mesmo período do ano passado.
O setor de fabricação de equipamentos reforçou seu papel como um motor de crescimento significativo no mês passado com um robusto aumento de lucro de 16,2%, à medida que um progresso considerável foi alcançado na modernização das cadeias industriais, disse o estatístico do NBS Yu Weining.
A queda de lucro do setor de produção de matérias-primas encolheu visivelmente, contribuindo mais para o aumento dos lucros industriais, acrescentou Yu.
Os lucros das principais empresas industriais atingiram 6,98 trilhões de yuans nos primeiros 11 meses do ano, queda de 4,4% ano a ano, com a taxa de declínio diminuindo 3,4 pontos percentuais em relação aos primeiros 10 meses.