Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, disse nesta quarta-feira que está pronto para trabalhar com o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, para promover os laços bilaterais para novas conquistas, com a recém-anunciada parceria estratégica entre os dois países como um novo ponto de partida.
Em sua conversa por telefone com Ortega, Xi ressaltou que a decisão política tomada por Ortega e pela vice-presidente da Nicarágua, Compañera Rosario Murillo, há dois anos, de retomar os laços diplomáticos com a China contribuiu significativamente para as relações bilaterais, o que será lembrado pela história.
Desde a retomada das relações, os dois lados, com um senso de urgência, promoveram um desenvolvimento acelerado das relações entre a China e a Nicarágua, disse Xi, acrescentando que os dois lados se apoiam firmemente em questões relativas aos interesses centrais e às principais preocupações de cada um, e expandiram de forma abrangente e fizeram progressos positivos na cooperação prática.
Xi também disse que está disposto a se juntar ao líder nicaraguense para dar um exemplo de solidariedade, cooperação, benefício mútuo e resultados vantajosos para todos.
Xi enfatizou que a China aprecia muito a adesão da Nicarágua ao princípio de Uma Só China e seu apoio público à salvaguarda da soberania e da integridade territorial da China em muitas ocasiões, acrescentando que a China está pronta para ser um amigo confiável da Nicarágua, continuará a apoiar firmemente a Nicarágua na salvaguarda de sua independência e dignidade nacionais e também apoia a Nicarágua na rejeição da interferência externa.
Ele observou a disposição da China de compartilhar sua experiência com a Nicarágua em áreas como governança e erradicação da pobreza, acrescentando que ele apresentou oito passos importantes que a China tomará para apoiar a busca conjunta da cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota no terceiro Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional, e a China saúda a sinergia ativa da Nicarágua nesse sentido.
O acordo de livre comércio entre a China e a Nicarágua, que entrará em vigor em 1º de janeiro do próximo ano, é uma conquista histórica da cooperação entre os dois países, disse Xi, observando que os dois lados devem aproveitar essa oportunidade para aumentar continuamente o volume e elevar o nível do comércio bilateral.
A China incentiva as empresas chinesas competitivas a investirem e abrirem negócios na Nicarágua e a realizarem mais projetos de cooperação que a Nicarágua precisa para ajudá-la a alcançar o desenvolvimento autônomo e trazer mais benefícios para o povo nicaraguense, disse o presidente chinês.
A China está pronta para fortalecer a solidariedade e a coordenação com a Nicarágua em assuntos internacionais, trabalhar com a Nicarágua para se opor ao hegemonismo e à política de poder, promover o desenvolvimento de uma ordem internacional mais justa e racional e salvaguardar os direitos e interesses legítimos dos países em desenvolvimento, acrescentou Xi.
Por sua vez, Ortega disse que as notáveis conquistas da China em termos de desenvolvimento contribuíram para a paz mundial e trouxeram esperança ao mundo.
A China fez contribuições significativas para compartilhar as conquistas de desenvolvimento com as pessoas dos países em desenvolvimento da Ásia, África e América Latina e melhorar o bem-estar destas, disse ele.
A Nicarágua segue firmemente o princípio de Uma Só China e apoia a grande causa da reunificação da China, disse ele, observando que a Nicarágua também apoia iniciativas de cooperação global, incluindo a Iniciativa do Cinturão e Rota, proposta por Xi.