Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Número de mortos em terremoto sobe para 105 em Gansu, na China

Jishishan, Província de Gansu – O terremoto de magnitude 6,2 que abalou um distrito étnico na Província de Gansu, noroeste da China, à meia-noite de segunda-feira, ocasionou 105 mortes na província, segundo uma coletiva de imprensa local realizada na manhã desta terça-feira.

   Conforme o Centro de Redes Sísmicas da China, o terremoto ocorreu às 23h59 de segunda-feira e teve uma profundidade focal de 10 km. O epicentro, na vila de Liugou, está situado a cerca de 8 km da sede do distrito autônomo das etnias Bao’an, Dongxiang e Salar de Jishishan, na sub-região autônoma da etnia Hui de Linxia, Gansu.

   O terremoto deixou ainda 199 feridos e danificou 6.381 casas em Jishishan. Até às 8h, foram registrados 32 tremores secundários, com o maior deles de magnitude 4,0, disse Han Shujun, porta-voz do departamento provincial de gestão de emergências, na coletiva de imprensa.

   O terremoto destruiu algumas estradas rurais e levou a quedas de energia e falhas de telecomunicações em algumas áreas. No momento, o tráfego rodoviário geral, o fornecimento de energia e as comunicações interrompidas pelo terremoto foram retomados após reparos de emergência, informou ele.

   O terremoto também foi fortemente sentido na vizinha Província de Qinghai, causando 11 mortes, de acordo com relatos anteriores.

   Han disse que um abrigo médico foi estabelecido no centro de saúde da vila para tratar os feridos, enquanto os feridos graves foram enviados para hospitais de níveis sub-regional e distrital, onde canais verdes foram criados para resgate de emergência.

   O primeiro lote de suprimentos de socorro, incluindo casacos, colchas, camas dobráveis, tendas e fogões foram enviados para a área afetada para garantir as necessidades básicas das pessoas.

   O China Railway Lanzhou Group Co., Ltd. lançou uma resposta de emergência após o terremoto, incluindo a suspensão de trens que estavam em operação nas áreas atingidas e envio de pessoal para verificar as linhas ferroviárias. A partir das 2h45 da terça-feira, o serviço de trens foi gradualmente retomado.

   Após o terremoto, a Comissão Nacional de Saúde enviou uma equipe de especialistas médicos para a região atingida. Além disso, também mobilizou equipes médicas de emergência de várias regiões, incluindo Sichuan, Shaanxi e Ningxia, para ajudar nos esforços de resgate em Gansu e na vizinha Província de Qinghai.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo