Beijing, 5 mar (Xinhua) — Líderes chineses de alto escalão participaram nesta sexta-feira de deliberações na quarta sessão da 13ª Assembleia Popular Nacional (APN).
Li Zhanshu, Wang Yang, Wang Huning, Zhao Leji e Han Zheng – membros do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) – todos deram seu total apoio ao relatório de trabalho do governo apresentado pelo primeiro-ministro Li Keqiang na sessão.
Ao se juntar aos deputados da APN provenientes da Província de Jiangxi em uma deliberação por grupo, Li Zhanshu, presidente do Comitê Permanente da APN, disse que na história de 100 anos do PCC, o período desde o 18º Congresso Nacional do PCC em 2012 é um dos tempos mais notáveis da história chinesa.
É o Comitê Central do PCC com o camarada Xi Jinping no núcleo que tem desempenhado um papel decisivo na liderança ao avanço do país em tempos de tempestades, disse Li.
Wang Yang, presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, disse aos deputados da Província de Sichuan que, no ano passado, as conquistas estratégicas da China na luta contra a epidemia da COVID-19 e a vitória total do país na erradicação da pobreza são fundamentalmente atribuídas à liderança de Xi.
Essas conquistas mostraram as vantagens políticas da liderança do PCC e as forças institucionais do socialismo com características chinesas, disse Wang.
Falando aos deputados da Província de Hebei, Wang Huning, membro do Secretariado do Comitê Central do PCC, ressaltou os esforços para promover o desenvolvimento coordenado da região Beijing-Tianjin-Hebei, impulsionar o planejamento e a construção da Nova Área de Xiong’an e fazer preparações sólidas para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de 2022.
Ele também instou esforços para promover a vitalização rural, consolidando os resultados de erradicação da pobreza, e fortalecer a proteção e a melhoria de vida da população.
Ao deliberar com os deputados da Província de Heilongjiang, Zhao Leji, secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do PCC, enfatizou a implementação completa e fiel da nova filosofia de desenvolvimento, instando a província a promover forças competitivas aproveitando as vantagens na política, recursos e ecologia para fazer novos progressos na vitalização da província.
Zhao também pediu às comissões de inspeção disciplinar e agências de supervisão em todos os níveis que se concentrem no quadro geral de empenho na modernização do país ao desempenhar suas funções de supervisão.
Deliberando com os deputados da Província de Shaanxi, o vice-primeiro-ministro Han Zheng enfatizou que as macropolíticas devem ser implementadas científica e precisamente para promover a recuperação econômica sustentada e o desenvolvimento de alta qualidade, garantindo a harmonia e a estabilidade sociais.
Han também pediu esforços para aprofundar a reforma institucional em ciência e tecnologia, dar mais apoio fiscal ao nível de base e continuar com a regulação do mercado imobiliário.