Beijing – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, pediu nesta terça-feira um reforço na cooperação global em cadeias industriais e de suprimentos.
Li deu as declarações na cerimônia de abertura da primeira Exposição Internacional da Cadeia de Suprimentos da China (CISCE, em inglês) e do Fórum de Inovação e Desenvolvimento da Cadeia de Suprimentos Global.
Segundo ele, a CISCE é a primeira exposição da cadeia de suprimentos de nível nacional do mundo e a manutenção de resiliência e estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos globais é uma garantia importante para a promoção do desenvolvimento econômico global.
A exposição está sendo realizada com o objetivo de estabelecer uma plataforma internacional para todas as partes fortalecerem a comunicação, aprofundarem a cooperação e buscarem o desenvolvimento comum, explicou Li.
Ele observou que tanto a história quanto a realidade provaram que o mundo inteiro se beneficiará se a cooperação em cadeias industriais e de suprimentos globais permanecer estável e continuar a se aprofundar. Caso contrário, o mundo geralmente sofrerá perdas se a cooperação nas cadeias for dificultada e estagnada.
A China está disposta a trabalhar com todas as partes para tornar as cadeias industriais e de suprimentos globais mais resilientes, eficientes e dinâmicas, e fazer maiores contribuições para promover a recuperação, desenvolvimento e prosperidade econômica global, acrescentou.
Li também apresentou quatro propostas para aprofundar a cooperação internacional em cadeias industriais e de suprimentos.
Primeiro, ele pediu a construção de cadeias industriais e de suprimentos seguras e estáveis, melhorando a coordenação de recursos das principais cadeias industriais em escala global e evitando interferir livremente nos comportamentos do mercado.
A China continuará a fornecer ao mundo produtos de alta qualidade fabricados no país e fornecimento estável, de acordo com Li.
Segundo, ele defendeu a construção de cadeias industriais e de suprimentos suaves e eficientes, fortalecendo a conectividade global e tornando a circulação de fatores de produção mais conveniente e eficaz.
A China continuará a promover a cooperação do Cinturão e Rota de alta qualidade e intensificar a cooperação em inovação na fabricação inteligente, economia digital e outros campos, observou Li.
Terceiro, ele propôs a construção de cadeias industriais e de suprimentos abertas e inclusivas, destacando uma posição clara contra o protecionismo e várias formas de “dissociação e interrupção da cadeia de suprimentos”, e esforços para promover a transformação verde e de baixo carbono das cadeias industriais e de suprimentos.
A China se integrará ainda mais ao sistema global de cadeias industriais e de suprimentos e participará ativamente da cooperação internacional para o desenvolvimento verde, sublinhou o premiê.
Quarto, ele exigiu a construção de cadeias industriais e de suprimentos que sejam recíprocas e de ganha-ganha. É necessário promover a construção de um sistema global de cadeias industriais e de suprimentos com ampla participação, vantagens complementares e dividendos compartilhados, ressaltou Li.
A China promoverá ativamente a cooperação industrial e de capacidade de produção com outros países e ajudará os países em desenvolvimento a participarem mais profundamente nas cadeias de valor globais, salientou Li.
Espera-se que empresários de todo o mundo desempenhem um papel ativo na promoção do funcionamento estável das cadeias industriais e de suprimentos globais, salientou Li, acrescentando que a China fornecerá mais conveniência e melhores garantias para as empresas investirem no país.