Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

China, Japão e Coreia do Sul devem desempenhar papel mais proativo na promoção de desenvolvimento regional e global, diz Wang Yi

Busan, Coreia do Sul – A China, o Japão e a Coreia do Sul devem desempenhar um papel mais proativo na promoção do desenvolvimento regional e global, enfrentando mudanças aceleradas nunca vistas em um século e a lenta recuperação da economia mundial, disse o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, neste domingo.

   Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, participou da reunião trilateral de ministros das Relações Exteriores entre China, Japão e Coreia do Sul com os chanceleres da Coreia do Sul, Park Jin, e do Japão, Yoko Kamikawa, em Busan, Coreia do Sul.

   Wang destacou que a cooperação entre a China, o Japão e a Coreia do Sul se tornou a estrutura de cooperação multilateral com o mais alto grau de institucionalização, a mais ampla cobertura e a mais rica conotação no Leste Asiático, o que serviu efetivamente ao desenvolvimento dos três países e beneficiou as pessoas da região.

   Seguindo a política de construir amizade e parceria com seus vizinhos, a China continuará a trabalhar com a Coreia do Sul e o Japão para colocar a cooperação trilateral de volta nos trilhos, manter um desenvolvimento sólido, estável e sustentável e fazer novas contribuições para a paz e a prosperidade regionais e mundiais, expressou Wang.

   A maior prioridade é continuar a respeitar o caminho de desenvolvimento e os interesses centrais de cada um, lidar adequadamente com questões sensíveis e manter relações bilaterais sólidas, de modo a estabelecer uma base sólida para um reinício abrangente da cooperação trilateral, com progresso constante e de longo prazo, ressaltou.

   Wang enfatizou que os três países devem se ater ao benefício mútuo e aos resultados vantajosos para todos, reiniciar as negociações sobre o acordo de livre comércio trilateral entre a China, o Japão e a Coreia do Sul o mais rápido possível, manter o impulso da integração econômica regional, aprimorar as medidas de livre comércio regional multicanais e multiníveis e contribuir para o objetivo comum de promover uma Área de Livre Comércio da Ásia-Pacífico.

   Os três países devem aprofundar a inovação científica e tecnológica, expandir os intercâmbios entre as pessoas, aumentar a resiliência do desenvolvimento e promover o desenvolvimento comum e sustentável, afirmou Wang.

   Park e Kamikawa elogiaram o progresso feito na cooperação China-Japão-Coreia do Sul, dizendo que os três países são vizinhos inseparáveis e que a cooperação trilateral é de grande importância e tem grande potencial.

   Diante da nova situação, os três países devem rever a aspiração original de cooperação, fortalecer a comunicação e promover a cooperação em vários campos e trazer mais resultados tangíveis para os povos dos três países, segundo eles.

   As três partes podem realizar uma cooperação substancial nos campos de economia, comércio, ciência, tecnologia e transformação digital, intercâmbios interpessoais, proteção ambiental e envelhecimento, e expandir continuamente os interesses comuns, disseram eles.

   Os três lados concordaram em criar condições para a reunião de líderes China-Japão-Coreia do Sul e intensificar o trabalho preparatório relevante.

   As três partes trocaram opiniões sobre questões internacionais e regionais de interesse comum.

   Wang ressaltou que, como países importantes na região da Ásia-Pacífico, a China, o Japão e a Coreia do Sul devem se basear no desenvolvimento pacífico da região e nos interesses do povo para aprofundar a cooperação regional, enfrentar conjuntamente os riscos e desafios e salvaguardar a paz e a prosperidade regionais.

   Os três países devem promover a cooperação do Leste Asiático por meio da cooperação trilateral, aderir ao regionalismo aberto, opor-se à demarcação ideológica e resistir à transformação da cooperação regional em política de campo, manifestou ele.

   Os três países devem praticar o conceito de segurança comum, abrangente, cooperativa e sustentável, e resolver diferenças e disputas por meio de diálogo e consultas e por meios pacíficos, salientou Wang.

   Observando que a tensão contínua na Península Coreana não serve aos interesses de ninguém, ele assinalou que a prioridade máxima é acalmar a situação, criar as condições necessárias para a retomada do diálogo e tomar medidas significativas.

   À margem da reunião, Wang também realizou reuniões bilaterais com Park e Kamikawa, respectivamente.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo