Genebra, 5 mai (China) — A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Alemanha anunciaram conjuntamente na quarta-feira o estabelecimento de um novo centro global baseado em Berlim para inteligência pandêmica e epidêmica, dados, vigilância e inovação analítica.
“O novo centro da OMS será uma plataforma global para a prevenção de pandemias, reunindo várias instituições governamentais, acadêmicas e do setor privado”, disse a chanceler alemã, Angela Merkel, em uma coletiva de imprensa on-line conjunta.
Como parte do Programa de Emergências de Saúde da OMS, o centro será uma nova colaboração de países e parceiros em todo o mundo, impulsionando inovações para aumentar a disponibilidade e vinculação de diversos dados, desenvolver ferramentas e modelos preditivos para análise de risco e monitorar medidas de controle de doenças, aceitação pela comunidade e informações sobre epidemias, de acordo com a OMS.
O centro apoiará o trabalho de especialistas em saúde pública e formuladores de políticas em todos os países, para que possam tomar decisões rápidas para prevenir e responder futuras emergências de saúde pública.
Também é esperado que impulsione um aumento da inovação para as capacidades existentes de previsão e alerta precoce na OMS e nos estados-membros.
“Uma das lições do COVID-19 é que o mundo precisa de um salto significativo na análise de dados para ajudar os líderes a tomarem decisões informadas de saúde pública”, disse o diretor-geral da OMS, dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus.
“Isso requer o aproveitamento do potencial de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, combinação de diversas fontes de dados e colaboração em várias disciplinas. Melhores dados e análises levarão a melhores decisões”, disse ele.