Sanya – Começou nesta quarta-feira em Sanya, na Província de Hainan, sul da China, o Simpósio sobre Cooperação Marítima e Governança Oceânica Globais.
Mais de 300 especialistas, acadêmicos, representantes de organizações internacionais e departamentos marítimos de mais de 30 países e regiões participam do fórum de dois dias, com vários tópicos a serem discutidos, como desafios para a governança global dos oceanos e o desenvolvimento sustentável da pesca marinha, entre outros.
Wang Hong, vice-ministro dos Recursos Naturais da China, em seu discurso destacou a participação do país nas estruturas das Nações Unidas para a governança dos oceanos e a criação de regras. Ele exaltou também o papel construtivo da China em regulamentações relativas a campos como mineração em alto mar, conservação da biodiversidade marinha e outros.
Wu Shicun, presidente do Centro Huayang para Cooperação Marítima e Governança Oceânica, enfatizou a importância de reconhecer os oceanos como um habitat compartilhado para a humanidade e a necessidade de abordar os impactos das mudanças climáticas e a exploração insustentável dos oceanos.
Criado em 2020, o simpósio já realizou quatro edições. O objetivo é promover a proteção global dos oceanos e dos recursos marinhos de uma perspectiva acadêmica, bem como promover discussões sobre a governança dos oceanos e a cooperação marítima internacional.