Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Premiê chinês promete maior abertura em exposição de importação

Shanghai – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, prometeu neste domingo esforços para expandir ainda mais a abertura e compartilhar as oportunidades de desenvolvimento da China com o resto do mundo.

Li fez as observações em seu discurso na cerimônia de abertura da sexta Exposição Internacional de Importação da China (CIIE) e do Fórum Econômico Internacional de Hongqiao, em Shanghai.

O presidente chinês, Xi Jinping, enviou uma carta à exposição, reiterando a firme determinação do país em promover a abertura de alto padrão e facilitar a construção de uma economia mundial aberta.

A China continuará a promover a abertura com maiores oportunidades de mercado, prometeu Li, acrescentando que a nação tem uma população de mais de 1,4 bilhão de pessoas e um grupo de renda média de mais de 400 milhões de pessoas, apresentando um enorme potencial em termos de demanda de mercado.

Observando que a China sempre esteve disposta a compartilhar suas oportunidades de mercado, Li garantiu que o país expandirá ativamente as importações, promoverá o desenvolvimento coordenado do comércio de bens e serviços, implementará listas negativas para o comércio transfronteiriço de serviços, apoiará a inovação em formatos e modelos de comércio exterior e impulsionará o comércio digital.

Espera-se que as importações de bens e serviços da China atinjam US$ 17 trilhões em termos acumulados nos próximos cinco anos, afirmou ele.

O primeiro-ministro também prometeu que o país continuará a facilitar o acesso ao mercado e a implementar políticas para retirar todas as restrições sobre acesso dos investimentos estrangeiros no setor manufatureiro.

A China protegerá os direitos e interesses dos investidores estrangeiros segundo a lei e continuará a fornecer um ambiente de negócios orientado ao mercado, baseado na lei e em conformidade com os padrões internacionais, explicou Li.

Em seu discurso, ele reiterou o compromisso da China em estimular a abertura com um impulso de inovação mais forte.

“A China está disposta a intensificar a cooperação com todos os países em inovação, facilitar a integração profunda da ciência e tecnologia com a economia, promover o compartilhamento de resultados de inovação e se esforçar para remover barreiras que dificultam o fluxo de conhecimento, tecnologia, talento e outros fatores de inovação”, observou Li.

A China continuará a promover uma maior inclusão e compartilhamento da abertura, ressaltou Li, acrescentando que o sistema de comércio multilateral com a Organização Mundial do Comércio (OMC) em seu núcleo é a pedra angular da globalização econômica e do livre comércio, bem como uma importante garantia para a recuperação estável da economia mundial.

A China estará sempre do lado certo da história, seguirá a lógica do progresso dos tempos, se oporá firmemente ao unilateralismo e ao protecionismo, defenderá resolutamente a autoridade e a eficácia do sistema de comércio multilateral, participará plena e profundamente da reforma da OMC e promoverá a rápida entrada em vigor do acordo de Facilitação de Investimentos para o Desenvolvimento, sublinhou.

O premiê elogiou a CIIE como “uma grande plataforma cheia de oportunidades”.

Nas cinco edições anteriores, 131 países e organizações internacionais participaram de exposições nacionais, com quase 2.000 novos produtos, tecnologias e serviços sendo lançados e um faturamento total pretendido chegando a quase US$ 350 bilhões.

As empresas dos EUA ficaram em primeiro lugar em termos de área de exposição na CIIE por vários anos consecutivos, notou Li.

Li revelou que mais de 3.400 expositores se inscreveram para o evento este ano, entre os quais mais de 200 participam da CIIE por seis anos consecutivos.

À medida que a recuperação econômica global carece de impulso, ele pediu esforços conjuntos para contribuir para uma economia mundial aberta. “Esperamos sinceramente trabalhar com outros países para fazer esforços na mesma direção e obter conquistas mútuas em um grande palco de abertura.”

Líderes estrangeiros participantes da cerimônia de abertura acreditam que a CIIE se tornou uma plataforma importante para a cooperação econômica e comercial global, revelando o compromisso da China em aprofundar as reformas e expandir a abertura como um grande país.

Eles estão dispostos a trabalhar com a China para fortalecer ainda mais a cooperação em comércio, investimento, ciência e tecnologia, infraestrutura, comércio eletrônico, saúde e outros campos, promover o desenvolvimento da Iniciativa do Cinturão e Rota, apoiar firmemente o livre comércio e o papel dominante da OMC, continuar a liberalizar e facilitar o comércio e o investimento e estabilizar as cadeias industriais e de suprimentos globais para alcançar um crescimento inclusivo e sustentável no mundo.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo