Urumqi – A perfuração do primeiro poço de exploração científica da China com profundidade superior a 10 mil metros, localizado na Bacia de Tarim, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste do país, teve progressos recentes, informou o Campo Petrolífero de Tarim nesta quinta-feira.
A escavação atingiu 8.056 metros de profundidade. Depois de ultrapassar a marca de 8 mil metros, o maquinário tem que suportar desafios como temperaturas de mais de 155 graus Celsius e pressão 1.100 vezes maior do que a pressão atmosférica, explica Wang Chunsheng, especialista técnico envolvido na exploração.
O furo tem uma profundidade projetada de 11.100 metros e está localizado no interior do deserto de Taklimakan, o maior da China.
Os equipamentos, incluindo brocas e tubos pesando mais de 2 mil toneladas, irão para as profundezas da Terra durante o processo de perfuração, penetrando em mais de 10 estratos continentais, incluindo o sistema Cretáceo.
A Bacia de Tarim é uma das áreas mais difíceis de explorar devido ao seu ambiente terrestre severo e condições subterrâneas complicadas.