Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Especialistas chineses e internacionais defendem inovação na tecnologia agrícola

Haikou – Mais de 500 especialistas e estudiosos chineses e internacionais se reuniram no 7º Fórum Global de Líderes para Ciência e Tecnologia Agrícola (GLAST-2023) e seus eventos paralelos para trocar ideias sobre a promoção do desenvolvimento agrícola sustentável por meio da inovação tecnológica.

   O fórum de dois dias, que começou na quinta-feira em Sanya, Província de Hainan, no sul da China, teve como tema “ciência e tecnologia lideram a transformação do sistema agroalimentar global”.

   “Nos últimos anos, a taxa de contribuição do progresso científico e tecnológico agrícola da China aumentou constantemente, e a capacidade de produção agrícola abrangente da China melhorou significativamente”, disse Wu Kongming, presidente da Academia Chinesa de Ciências Agrárias (ACCA), no discurso de abertura.

   Wu disse que a ACCA está comprometida em promover continuamente a cooperação internacional, fornecer soluções orientadas à inovação e, finalmente, construir um sistema de produção agrícola mais eficiente, inclusivo e sustentável.

   Li Jinxiang, chefe veterinário do Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais, também enfatizou no fórum a importância dos esforços colaborativos em inovação científica e tecnológica para promover a transformação do sistema agroalimentar global.

   “Um fórum global como o GLAST pode desempenhar um papel fundamental para garantir que a ciência e a tecnologia impulsionem essa transformação”, disse Qu Dongyu, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, sigla em inglês), em um discurso em vídeo.

   Participantes de mais de 50 países discutiram vários temas, como melhoria da produtividade agrícola, tecnologias de ponta e revolucionárias, vitalização rural e desenvolvimento de pequenos produtores, procurando uma parceria muito mais estreita e aberta na inovação científica e tecnológica agrícola.

   Organizado conjuntamente pela ACCA, o governo da Província de Hainan, a FAO, o Grupo Consultivo de Pesquisa Agrícola Internacional e a Agência Internacional de Energia Atômica, o fórum visa promover o diálogo entre institutos internacionais de ciência e tecnologia agrícola.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo