Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Província de Hainan inicia fórum sobre cooperação internacional em ciência e tecnologia em alto-mar

Sanya – A primeira edição de uma nova conferência sobre cooperação internacional em ciência e tecnologia em alto-mar começou na terça-feira em Sanya, Província de Hainan, no sul da China.

O Fórum de Cooperação Internacional de Inovação em Ciência e Tecnologia do Porto de Livre Comércio de Hainan 2023 e a Conferência de Inovação Tecnológica em Alto-Mar contam com a participação de representantes de cerca de 170 organizações e instituições de todo o mundo.

Com o tema “Focando em Alto-Mar para um Futuro Compartilhado”, o objetivo é servir como uma plataforma para intercâmbios internacionais aprofundados e cooperação em ciência e tecnologia do mar profundo.

Durante a cerimônia de inauguração na terça-feira, Liu Xiaoming, governador da Província de Hainan, disse que Hainan fez da cooperação científica e tecnológica internacional um ponto focal em sua missão de globalizar seu porto de livre comércio e se comprometeu com políticas abertas e inovadoras para facilitar uma colaboração científica e intercâmbios culturais mais acessíveis e convenientes.

Ele disse que esses esforços visavam fomentar um ambiente de inovação globalmente competitivo e atrair instituições de pesquisa e talentos científicos globais de alto nível, ajudando a criar um centro de renome mundial para inovação científica e tecnológica em alto-mar em Hainan.

Amr Zakaria Hamouda, vice-presidente da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO e presidente do Instituto Nacional Egípcio de Oceanografia e Pesca, disse que o fórum servirá como uma plataforma para a troca de conhecimento, compartilhamento de experiências e promoção da colaboração entre as nações.

Ele acrescentou que é por meio de cooperação e esforços conjuntos que os desafios apresentados pelo mar profundo podem ser superados e as oportunidades que ele oferece podem ser aproveitadas.

O fórum de três dias apresenta várias sessões paralelas que abrangem tópicos como tecnologia de águas profundas, vida nas profundezas, cooperação em carbono azul e utilização e conservação de recursos minerais de águas profundas. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo