Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

China e Japão devem trazer relações de volta ao caminho do desenvolvimento saudável, diz diplomata chinês sênior

Beijing – A China e o Japão devem trazer suas relações de volta ao caminho do desenvolvimento saudável, disse Wang Yi, diretor do Escritório da Comissão Central de Relações Exteriores, na segunda-feira.

Wang também, membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez as declarações em uma recepção comemorativa do 45º aniversário da assinatura do Tratado de Paz e Amizade China-Japão na segunda-feira em Beijing. O ex-primeiro-ministro japonês Yasuo Fukuda participou do evento.

Wang destacou que, diante de uma situação internacional volátil e entrelaçada, as relações China-Japão estão mais uma vez em cruzamentos importantes. Uma relação estável e mutuamente benéfica entre a China e o Japão é vital para os dois países, indispensável para a Ásia e tem importante influência no mundo.

“Devemos aproveitar o 45º aniversário como uma oportunidade para lembrar a intenção original do tratado, respeitar o consenso do tratado, praticar os princípios do tratado e trazer as relações China-Japão de volta ao caminho do desenvolvimento saudável”, disse Wang.

Observando que tanto a China quanto o Japão são países asiáticos e têm responsabilidade pelo futuro da Ásia, Wang disse que os dois países devem seguir a tendência dos tempos, praticar o multilateralismo genuíno, promover o regionalismo aberto e defender a filosofia oriental de “harmonia e coexistência”.

A China e o Japão devem se opor ao confronto ideológico e rejeitar uma “nova Guerra Fria”, e injetar mais energia positiva na paz e estabilidade regionais, acrescentou.

Yasuo Fukuda disse que o Japão está disposto a trabalhar com a China para levar adiante o propósito do tratado, superar dificuldades e fazer esforços incessantes para aprofundar a paz, a amizade e a cooperação entre os dois países.

Cerca de 200 representantes participaram da recepção organizada conjuntamente pela Associação de Amizade do Povo Chinês com o Exterior e pela Associação de Amizade China-Japão.

Wang Yi reuniu-se com uma delegação de amizade japonesa liderada por Yasuo Fukuda na segunda-feira.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo