Beijing – O chefe do Legislativo chinês, Zhao Leji, realizou conversações nesta segunda-feira com Rustam Emomali, presidente da Assembleia Nacional do Tajiquistão, pedindo o fortalecimento de intercâmbios entre os parlamentos dos dois países.
Zhao, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), disse que, em maio deste ano, os chefes de Estado dos dois países anunciaram conjuntamente a construção de uma comunidade China-Tajiquistão com um futuro compartilhado caracterizada pela amizade eterna, solidariedade e benefício mútuo, elaborando um novo plano para os laços bilaterais.
A China está pronta para trabalhar com o Tajiquistão para implementar o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, fortalecer a confiança mútua estratégica, aprofundar a cooperação prática, aumentar os intercâmbios entre pessoas, salvaguardar a segurança comum, avançar na coordenação internacional e promover as relações bilaterais, disse Zhao.
Ele acrescentou que a China agradece ao Tajiquistão seu apoio firme de longo prazo em questões relacionadas aos interesses centrais e às principais preocupações da China, incluindo Taiwan, Xinjiang, Hong Kong e direitos humanos, e continuará a apoiar o Tajiquistão na busca de um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais.
Zhao disse que a China e o Tajiquistão alcançaram resultados frutíferos na cooperação do Cinturão e Rota e, nos últimos anos, os dois lados superaram o impacto adverso da epidemia e mostraram forte resiliência e vitalidade na cooperação econômica e comercial.
“Esperamos aprofundar a cooperação em áreas tradicionais como economia, comércio, investimento, conectividade e agricultura e explorar a cooperação em áreas inovadoras, como a economia digital e a inteligência artificial”, disse.
Ele pediu aos dois lados que administrem bem os Institutos Confúcio e as Oficinas Luban, promovam a cooperação local, consolidem o apoio popular à amizade duradoura, aprofundem a cooperação no combate às “três forças” e aos crimes de drogas e salvaguardem conjuntamente a paz e a estabilidade regionais.
A APN da China está disposta a trabalhar com a Assembleia Nacional do Tajiquistão para fortalecer os intercâmbios em todos os níveis e aprofundar a cooperação em legislação e supervisão para fornecer uma sólida garantia legal para o desenvolvimento das relações bilaterais, disse Zhao, pedindo aos dois lados que fortaleçam a comunicação e a coordenação nas organizações parlamentares internacionais e regionais para salvaguardar os interesses comuns dos países em desenvolvimento.
Rustam Emomali disse que o Tajiquistão segue firmemente a política de Uma Só China, e a Assembleia Nacional do Tajiquistão está disposta a fortalecer o intercâmbio amigável com a APN da China e fazer esforços incessantes para promover a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado entre o Tajiquistão e a China.