Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Ilha turística chinesa implanta refrigeração distrital de baixo carbono em hotéis e lojas

Haikou – Sanya, uma cidade turística na ilha tropical de Hainan, substituiu os ares condicionados por água fria em vários hotéis de alto padrão e lojas duty-free, trazendo novas perspectivas para a solução verde para o calor do verão na China.

   Na atual onda de calor, o sistema distrital de resfriamento tornou-se um tópico na internet chinesa. Em um sistema de resfriamento distrital, a água gelada é produzida e distribuída por uma fonte central de água para resfriar vários edifícios em uma área. Ele recebeu atenção por causa de seu compromisso de fornecer um ambiente fresco e uso de energia mais eficiente.

   De acordo com a EDF Changfeng (Sanya) Energy Co., Ltd., que opera o sistema de refrigeração da região de Sanya, o serviço começou a ser usado em sete hotéis e a Sanya International Duty Free City na Baía Haitang em Sanya.

   A Baía Haitang é o lar de um aglomerado de hotéis de luxo, incluindo Westin, Edition e Fairmont.

   A rede de resfriamento distrital de Sanya libera água a 7 graus Celsius através de um sistema de tubulação. Os sistemas distritais de refrigeração desfrutam de economias de escala e gerenciamento central otimizado, tornando-os mais eficientes em termos energéticos que ares condicionados individuais.

   De acordo com o fornecedor, o sistema de Sanya foi lançado em 2021 e pode economizar cerca de 28.000 toneladas de carvão padrão e reduzir as emissões em 76.000 toneladas de dióxido de carbono a cada ano durante a operação a toda velocidade.

   Liu Guoyang, secretário-geral da associação provincial de engenharia hoteleira de Hainan, disse que, para os hotéis, o uso de refrigeração distrital também pode reduzir a poluição bacteriana e sonora em comparação com os sistemas tradicionais de refrigeração.

   “Mais e mais hotéis em Sanya estão conscientes da importância da conservação de energia e redução de carbono”, disse Liu.

   De acordo com Bai Shouyue da Associação de Eficiência de Energia de Edifícios da China, os ares condicionados centrais representam cerca de 40% do consumo total de energia dos edifícios públicos.

   A característica do resfriamento distrital é que o consumo de energia é baixo, por isso é de grande importância para o desenvolvimento verde das cidades como Sanya, onde o setor de serviços está crescendo rapidamente junto com o número de edifícios públicos de ponta, disse Bai.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo