Dar es Salaam – O escritório da China Communications Construction Company Limited (CCCC) na Tanzânia e o Instituto Confúcio da Universidade de Dar es Salaam, na Tanzânia, assinaram na sexta-feira um acordo para melhorar o intercâmbio cultural e a cooperação entre a China e Tanzânia.
O acordo foi assinado pelo representante sênior do CCCC, Zhao Zhenyuan, e pela vice-reitora adjunta da Universidade de Dar es Salaam, responsável pelos estudos de pós-graduação, Donatha Tibuhwa.
Falando antes da assinatura, Tibuhwa disse que o acordo não só promoverá a amizade e a cooperação entre a CCCC e a Universidade de Dar es Salaam, mas também entre a China e a Tanzânia.
Ela disse que o governo chinês e a CCCC “deixaram uma marca indelével no ambiente acadêmico da Universidade de Dar es Salaam depois de terem construído a maior biblioteca que está sendo usada pelos estudantes para ampliar seus conhecimentos aos padrões internacionais”.
Tibuhwa disse que o Instituto Confúcio da Universidade de Dar es Salaam, criado há uma década, continuou a promover a cultura entre a China e a Tanzânia através do ensino da língua e cultura chinesas.
“A maioria dos estudantes que aprenderam a língua chinesa no Instituto Confúcio da Universidade de Dar es Salaam são empregados do governo, e outros trabalham nas empresas chinesas na Tanzânia”, disse ela, agradecendo à CCCC por doar livros ao Instituto Confúcio.
Zhao, por sua vez, disse que nos últimos 10 anos, o Instituto Confúcio desempenhou um papel importante na promoção de intercâmbios culturais e interpessoais e na cooperação entre a China e a Tanzânia.
Ele disse que desde que entrou no mercado da Tanzânia em 2009, a CCCC realizou quase 20 projetos, fazendo contribuições positivas para impulsionar a construção de infraestruturas da Tanzânia, promover o desenvolvimento económico e social local e melhorar os padrões de vida do povo tanzaniano.
“Estamos empenhados em fornecer à Tanzânia mais serviços de infraestrutura para tornar o transporte mais conveniente e a vida melhor. Estamos dispostos a realizar mais atividades de intercâmbio cultural com a Universidade de Dar es Salaam e a usar a comunicação cultural como meio para alcançar a integração mútua, para aprofundar a amizade entre os dois países”, disse Zhao.