Boao, Hainan, 21 abr (Xinhua) — A conferência anual do Fórum Boao para a Ásia (BFA, na sigla em inglês) foi concluída na quarta-feira na província insular de Hainan, no sul da China, com um consenso sobre luta conjunta contra a pandemia COVID-19 e fortalecimento da governança global.
A conferência de quatro dias em Boao, uma cidade costeira de Hainan, atraiu mais de 2.600 participantes, incluindo funcionários governamentais, empresários e acadêmicos de mais de 60 países e regiões.
Este ano marca o 20º aniversário do BFA. Com o tema “Um mundo em mudança: unir as mãos para fortalecer a governança global e avançar na cooperação do Cinturão e Rota”, a conferência deste ano respondeu às últimas preocupações dos países e regiões da Ásia e forneceu uma plataforma importante para várias partes discutirem maneiras de melhorar governança global e cooperação.
O secretário-geral do BFA, Li Baodong, disse que a reunião ajudou a alcançar resultados positivos e construir consenso sobre sobre luta conjunta contra a pandemia e fortalecimento da governança global.
A conferência também pediu a defesa do multilateralismo e o fortalecimento da comunicação e coordenação, e explorou maneiras de reanimar a economia mundial e promover o desenvolvimento comum, disse Li.
O BFA, fundado em 2001, é uma organização internacional não governamental e sem fins lucrativos, empenhada em promover a integração econômica e o desenvolvimento sustentável na Ásia.