Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

China explorará ciência e tecnologia de vanguarda usando IA

Beijing – A China se esforça para fazer avanços de vanguarda em ciência e tecnologia por meio da promoção do poder computacional da inteligência artificial (IA), que teve um crescimento explosivo no país.

   Cientistas e desenvolvedores da IA aplaudiram a revolução da pesquisa científica impulsionada pela IA na Cúpula da IA para a Ciência de dois dias, realizada em Beijing na quinta e sexta-feira.

   “O desenvolvimento da IA se beneficiou da ciência”, disse Tang Chao, professor da Academia de Estudos Interdisciplinares Avançados (AAIS) da Universidade de Beijing, na reunião. “Neste momento, estamos ansiosos para abraçar um estágio em que a IA facilite o progresso científico.”

   A IA para a Ciência (AI4Science) pode formar uma plataforma interdisciplinar e ajudar os cientistas a resolverem problemas complicados para melhorar a eficiência e a qualidade da pesquisa, disse E Weinan, presidente do Instituto da IA para a Ciência em Beijing.

   A AI4Science exige quatro pilares de infraestrutura – modelos de algoritmos e software, medidas eficazes para representar dados experimentais, banco de dados e repositório de conhecimento, e plataforma de computação integrada, disse E.

   O Ministério da Ciência e Tecnologia e a Fundação Nacional de Ciências Naturais da China iniciaram conjuntamente um projeto para promover o uso da IA em pesquisas de ciência e tecnologia de vanguarda em março.

   O projeto implantará modelos e algoritmos de IA em pesquisas genéticas e avanços na procriação biológica.

   Além disso, equipes de pesquisa e desenvolvimento interdisciplinares serão reunidas para promover o estabelecimento de um consórcio de inovação e construir plataformas internacionais de intercâmbio acadêmico para oferecer soluções aos desafios científicos humanos, incluindo o tratamento do câncer e a crise climática.

   O AI4Science pode trazer mudanças revolucionárias em novos materiais, energia, aviação e produtos farmacêuticos, disse E.

   Usando IA e um dos supercomputadores mais rápidos do mundo, cientistas chineses já começaram a projetar produtos químicos desconhecidos para serem usados clinicamente no futuro.

   Com o supercomputador Tianhe-2 na Província de Guangdong, no sul da China, cientistas e especialistas em computação da startup de IA Galixir, com sede em Beijing, desenvolveram um prático kit de ferramentas de aprendizado profundo para prever os caminhos biossintéticos para produtos naturais, a principal fonte de descoberta de medicamentos clínicos.

   Capacitado por algoritmos baseados na IA, o computador também oferece aos médicos ferramentas para discernir tipos de câncer gástrico e descobrir sinais de câncer de nasofaringe entre populações de alto risco.

   Os novos cenários de aplicação também são uma fonte de oportunidades para a indústria da IA. “Os cientistas podem trazer um avanço gigante para a IA quando estão resolvendo problemas”, disse Wang Jian, diretor do Laboratório de Zhejiang.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo