Beijing – A China se tornou uma importante contribuinte para a inovação global em tecnologias verdes e de baixo carbono, de acordo com a Administração Nacional de Propriedade Intelectual (ANPI).
“As estatísticas mais recentes indicam que a China é uma importante contribuinte para a inovação global em tecnologias verdes e de baixo carbono”, revelou o oficial da pasta, Ge Shu, em uma coletiva na terça-feira.
Ele acrescentou que os aplicantes chineses receberam 178 mil patentes de invenção em tecnologias verdes e de baixo carbono de 2016 a 2022, representando 31,9% do total global.
Treze empresas e institutos de pesquisa do país entraram na lista dos 50 maiores detentores globais de patentes de invenção de tecnologia verde e de baixo carbono, incluindo grandes empresas estatais, como State Grid Corporation of China e China Southern Power Grid, e privadas, como Contemporary Amperex Technology e BYD.
Nos últimos anos, a China tem visto um crescimento incrível no campo de tecnologias inovadoras de armazenamento de energia. O número de patentes de invenção concedidas sobre armazenamento de energia eletroquímica no país aumentou de 4.300 em 2016 para 13 mil em 2022, representando agora 44,9% do total global.
Ge disse que a ANPI promoverá ativamente a transformação e a aplicação de patentes de tecnologia para melhor servir o desenvolvimento verde.