Beijing – A China formulará e introduzirá mais políticas eficazes para restaurar e expandir o consumo o mais rápido possível, disse o principal planejador econômico do país nesta terça-feira.
As políticas se concentrarão em estabilizar os gastos dos consumidores com itens de grande porte, promover o consumo de automóveis e produtos eletrônicos, aumentar o consumo nas áreas rurais e melhorar o ambiente de consumo, disse Jin Xiandong, funcionário da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.
“O consumo está se tornando uma força primária que impulsiona o crescimento econômico do país”, disse Jin, enfatizando que promover o consumo é a chave para a atual recuperação e expansão da demanda interna.
No primeiro semestre de 2023, as vendas de bens de consumo no varejo da China atingiram cerca de 22,8 trilhões de yuans (US$ 3,7 trilhões), um aumento de 8,2% em relação ao ano passado. O consumo nos setores de restaurantes e turismo superou os níveis pré-pandemia, e a contribuição do consumo para o crescimento econômico atingiu 77,2% nos primeiros seis meses do ano, disse Jin.
Ele também alertou que a capacidade e as expectativas de consumo estão relativamente fracas, e o ambiente de consumo precisa ser melhorado, prometendo formular e implementar mais políticas para estimular os gastos do consumidor.
“Desde o início deste ano, a China introduziu uma série de políticas para construir um sistema de infraestrutura de carregamento de alta qualidade e promover veículos de nova energia nas áreas rurais”, disse Jin, acrescentando que o país continuará a promover a implementação das políticas e a fazer maiores esforços para estabilizar o consumo em campos-chave.
Também devem ser feitos esforços para aumentar a renda dos moradores por meio de vários canais, estabilizar o emprego e expandir mais cenários de consumo, acrescentou Jin.
Em resposta a sistemas e mecanismos que impedem o consumo, Jin disse que o país trabalhará com as partes pertinentes para estudar e formular políticas sobre a criação de um ambiente seguro para o consumo, melhorar o sistema de gestão da qualidade e dos padrões dos produtos e fortalecer a supervisão sobre a qualidade e a segurança dos produtos.
