Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Premiê chinês conversa com primeiro-ministro das Ilhas Salomão

Beijing – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, conversou nesta segunda-feira em Beijing com o primeiro-ministro das Ilhas Salomão, Manasseh Sogavare.

Li disse que, desde o estabelecimento de laços diplomáticos há quase quatro anos, as relações entre a China e as Ilhas Salomão vêm se desenvolvendo rapidamente e produzindo resultados frutíferos. Os dois países decidiram estabelecer uma parceria estratégica abrangente com respeito mútuo e desenvolvimento comum na nova era.

Ficando em um novo ponto de partida histórico, a China está pronta para aprofundar a confiança política mútua com as Ilhas Salomão, garantiu ele. A China está pronta para continuar trabalhando com as Ilhas Salomão para apoiar firmemente os interesses centrais e as principais preocupações de cada uma, expandir o diálogo e o intercâmbio em vários campos e em todos os níveis, fortalecer a cooperação mutuamente benéfica e melhorar as relações bilaterais, acrescentou.

Li observou que a China está disposta a compartilhar oportunidades de desenvolvimento com as Ilhas Salomão, convergir ainda mais as estratégias de desenvolvimento e expandir a cooperação em comércio e investimento, construção de infraestrutura, agricultura, turismo, silvicultura e pesca, informação e comunicação e energia e recursos minerais. A China está disposta a fortalecer o intercâmbio e a cooperação com as Ilhas Salomão nas áreas de cultura, educação, saúde e assuntos locais, exaltou.

O premiê enfatizou que a China continuará a fortalecer a cooperação Sul-Sul com as Ilhas do Pacífico em relação às mudanças climáticas e aumentará sua capacidade de desenvolvimento independente e resposta a riscos. A China está pronta para trabalhar com as Ilhas Salomão para defender o verdadeiro multilateralismo e fortalecer a coordenação e a cooperação sob as Nações Unidas, o Fórum das Ilhas do Pacífico e outros mecanismos multilaterais.

Sogavare ressaltou que as Ilhas Salomão atribuem grande importância às relações com a China, apreciam a assistência ativa chinesa para o seu desenvolvimento econômico e social e de outros países insulares no Pacífico e apoiam a Iniciativa do Cinturão e Rota, a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global propostas pela China.

Ele aprecia muito o importante papel chinês na manutenção da paz regional e mundial, na promoção do desenvolvimento sustentável e na resposta aos desafios globais. Sogavare salientou que as Ilhas Salomão respeitam o princípio de Uma Só China, estão dispostas a aprender com a experiência de desenvolvimento chinesa e continuarão a aprofundar os intercâmbios e a cooperação com o país em comércio, investimento, intercâmbios entre pessoas e mudanças climáticas, a fim de alcançar o desenvolvimento comum.

Após as conversações, os dois líderes testemunharam a assinatura de uma série de documentos de cooperação bilateral sobre cooperação em desenvolvimento, comércio, aviação civil, alfândegas e meteorologia.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo