Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

China ajuda em transporte público elétrico do Chipre

Por Nathan Morley e Guo Mingfang

Nicósia – O Transporte Público do Chipre (CPT, na sigla em inglês) lançou na terça-feira uma frota de cinco novos ônibus elétricos de fabricação chinesa para oferecer opções de trânsito mais limpas e ecológicas na ilha mediterrânea.

Construídos pela montadora chinesa Yutong, os veículos de um andar movidos a bateria têm 12 metros de comprimento e capacidade para 85 passageiros, sentados e em pé, incluindo quatro assentos prioritários e seis assentos reclináveis.

“Esses ônibus são muito especiais”, disse o gerente de desenvolvimento de negócios da CPT à Xinhua, Alexandros Kamberos. “Eles são totalmente elétricos, estão equipados com carregadores USB e fornecem conectividade de Internet 5G”.

Os novos ônibus sustentáveis, que também contam com acessibilidade a cadeiras de rodas, podem operar o dia inteiro com uma única carga, além de serem muito silenciosos.

A CPT afirma que os ônibus ajudarão a iniciar uma nova era no transporte público da ilha.

“Ônibus elétricos circulando pela cidade é um avanço em nossa missão de atingir zero carbono até 2050”, disse à Xinhua na cerimônia de inauguração, Alexis Vafeades, ministro dos Transportes, Comunicações e Obras, acrescentando que “é o primeiro de muitos passos”.

“Queremos ver esta nova frota de ônibus nas ruas do Chipre”, disse à Xinhua, Efi Xanthou, da coordenação do comitê interno da Cooperação Verdes-Cidadãos do Chipre. “Além da redução significativa nas emissões e na poluição sonora, estou muito feliz que os usuários viajem com conforto nesses novos veículos”.

Em uma declaração à Xinhua, a CPT disse que a Yutong se mostrou um fornecedor confiável e “ultrapassou positivamente os testes de alto padrão da nossa empresa”. A empresa mostrou também uma “excelente relação custo-benefício e uma oferta muito competitiva”.

Os passageiros da capital Nicósia e da cidade costeira de Larnaca fizeram o primeiro teste das viagens com ônibus mais ecológicos quando 155 unidades de baixa emissão fabricadas pelas China começaram a circular em 2020.

Em junho de 2023, mais 150 ônibus King Long ecológicos chineses, construídos de acordo com o padrão Euro 6, começaram a operar no distrito de Limassol. A mesma entrega incluiu 35 veículos totalmente elétricos.

Espera-se que a modernização da rede de transporte público do país promova a mobilidade sustentável e atraia os cipriotas amantes do carro a usarem ônibus.

“Estes ônibus têm emissão zero, totalmente movidos a eletricidade e operados a bateria. Eles são uma alternativa ao carro particular. Vemos um aumento no número de passageiros”, disse Kamberos.

De acordo com um estudo realizado em 2020 pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia (UE), Chipre tinha o terceiro maior número de automóveis de passageiros do bloco, com 645 veículos por mil habitantes. Esse estudo também afirmou que os carros de passageiros movidos a combustíveis alternativos representam uma pequena parcela das vendas de carros novos.

“Já vemos um aumento no número de pessoas com até 30 anos viajando de ônibus, mas claro que as com menos de 18 anos são nossa prioridade quando o assunto é sociedade cipriota”, explicou Kamberos.

A elevada energia e o custo de vida obrigam cada vez mais condutores a optar pelos ônibus como alternativa de deslocamento. “Custa cerca de 500 euros (545 dólares americanos) por mês para dirigir um carro, e são 400 euros por ano para andar de ônibus, que é a opção mais sensata”, disse ele.

Vafeades disse que, como a UE estabeleceria mais metas de transição ecológica, incluindo a que está em discussão de todos os transportes públicos atingirem a emissão zero até 2030, “encomendaremos cada vez mais ônibus elétricos”.

A CPT, consórcio formado pela Malta Lines e pela Kapnos Airport Shuttle, detém a licença para operar serviços de ônibus no país até 2030.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo