Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Premiês da China e de Barbados realizam conversações

Beijing – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, realizou conversações neste domingo em Beijing com a primeira-ministra de Barbados, Mia Amor Mottley, que está em visita oficial à China.

Barbados é um bom amigo e parceiro da China na região do Caribe, observou Li. Ele disse que, sob as novas circunstâncias, a China está disposta a aumentar a confiança mútua estratégica com Barbados, aprofundar a cooperação em vários campos e transformar as relações China-Barbados em um modelo de solidariedade, cooperação e benefício mútuo para os países em desenvolvimento.

A China está pronta para trabalhar com Barbados para promover a construção conjunta de um Cinturão e Rota de alta qualidade e aumentar os intercâmbios e a cooperação relacionados à economia, comércio, cultura e outros campos. A China incentiva suas empresas a investirem e fazerem negócios em Barbados, está pronta para importar produtos mais competitivos de Barbados e continuará a fornecer assistência dentro de sua capacidade para o desenvolvimento econômico e social de Barbados, disse Li.

A China compreende a situação e as preocupações especiais dos países insulares em desenvolvimento na abordagem das mudanças climáticas e outras questões. A China está disposta a buscar conjuntamente soluções para as dificuldades de financiamento e a apoiar os países em desenvolvimento à medida que eles aceleram sua transformação energética e alcançam o desenvolvimento sustentável, observou.

Mottley disse que Barbados atribui grande importância às relações com a China, e ambos os países estão comprometidos em melhorar a vida das pessoas e promover o desenvolvimento sustentável.

Ela agradeceu à China por enviar equipes médicas a Barbados e fornecer apoio à sua luta contra a pandemia de COVID-19. Barbados deseja fortalecer a cooperação com a China nas áreas de agricultura, energia, construção de infraestrutura, redução da pobreza, turismo, cultura e educação, e enfrentar conjuntamente as mudanças climáticas e outros desafios globais, disse ela.

Barbados se opõe à “dissociação e quebra da cadeia” e apoia a manutenção do sistema de comércio multilateral com a Organização Mundial do Comércio em seu núcleo e a manutenção da estabilidade das cadeias internacionais de produção e suprimento.

Após as conversações, eles testemunharam conjuntamente a assinatura de uma série de documentos de cooperação bilateral sobre a implementação da Iniciativa de Desenvolvimento Global, a economia azul, a cooperação local, os cuidados médicos e de saúde e os meios de comunicação.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo