Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Apple anuncia fundo de 200 milhões de dólares em projetos florestais para reduzir carbono da atmosfera

São Francisco, 15 abr (Xinhua) – A Apple anunciou na quinta-feira uma iniciativa de remoção de carbono chamada Fundo de Restauração, que fará investimentos em projetos florestais para remover carbono da atmosfera e, ao mesmo tempo, gerar retorno financeiro para os investidores.

Lançado com a Conservação Internacional e Goldman Sachs, o fundo de 200 milhões de dólares americanos da Apple visa remover pelo menos 1 milhão de toneladas métricas de dióxido de carbono anualmente da atmosfera, o equivalente à quantidade de combustível usado por mais de 200.000 veículos de passageiros, enquanto demonstra um modelo financeiro viável que pode ajudar a aumentar o investimento na restauração florestal, segundo o anúncio.

A Conservação Internacional é co-investidora do fundo, a Goldman Sachs o administra. As três partes descobrirão novos projetos ainda este ano, afirmou a Apple.

“A natureza oferece algumas das melhores ferramentas para remover o carbono da atmosfera”, disse Lisa Jackson, vice-presidente de meio ambiente, políticas e iniciativas sociais da Apple.

“Através da criação de um fundo que gere retorno financeiro e impactos reais e mensuráveis ​​do carbono, pretendemos promover uma mudança mais ampla no futuro, incentivando o investimento na remoção de carbono em todo o mundo. Nossa esperança é que outros compartilhem nossos objetivos e contribuam seus recursos para apoiar e proteger ecossistemas críticos”, acrescentou ela.

Em julho passado, a Apple revelou sua meta de ser 100 por cento neutra em carbono em sua cadeia de suprimentos e todo o ciclo de vida do produto até 2030. Embora a empresa elimine diretamente 75 por cento das emissões de sua cadeia de suprimentos e produtos até 2030, o fundo ajudará a lidar com o restante 25 por cento das emissões da Apple, removendo carbono da atmosfera, de acordo com o anúncio.

No ano passado, 15 fornecedores chineses adicionais se comprometeram a aderir a esse programa e a mudar sua produção da Apple para energia 100 por cento renovável, afirmou a empresa.

“Já em 2015, lançamos um plano de longo prazo para cooperação plurianual com a World Natural Foundation para construir 1.000.000 acres de florestas na China até 2020”, disse Isabel Ge Mahe, vice-presidente da Apple e diretora-administrativa da Grande China.

“Atingimos a meta anteriormente. Agora, nossas florestas na China já podem atender à nossa demanda por fibra de madeira para a produção de papel de embalagem de nossos produtos”, disse Ge à Xinhua.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo