Islamabad — O projeto hidrelétrico Suki Kinari, no noroeste do Paquistão, concluiu neste sábado o içamento de um componente central, quando um rotor de 413 toneladas, crucial para transformar água em eletricidade, foi instalado sem problemas no último dos quatro geradores unidades.
O içamento bem-sucedido do último rotor ajudará no avanço da construção da usina sob o Corredor Econômico China-Paquistão (CECP), localizado no distrito de Mansehra, na província de Khyber Pakhtunkhwa, no país do sul da Ásia.
Observando a elevação do último rotor como um marco importante do projeto hidrelétrico de 884 megawatts, Yu Zhiliang, gerente geral assistente do projeto hidrelétrico Suki Kinari da Overseas Investment Company do China Gezhouba Group, que investe e implementa o projeto, disse que marca a conclusão da instalação da estrutura principal da hidrelétrica.
Também é um passo sólido para o comissionamento sem água de quatro unidades geradoras nos próximos seis meses, disse Yu.
O projeto hidrelétrico começou a ser construído em janeiro de 2017. Quando estiver funcionando, o projeto do CPEC gerará anualmente cerca de 3,21 bilhões de quilowatts-hora de eletricidade limpa, substituindo 1,28 milhão de toneladas de carvão e reduzindo 2,52 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano, disse Yu.
Isso otimizará significativamente a estrutura energética do Paquistão, impulsionando o desenvolvimento econômico e social do país, acrescentou.
Lançado em 2013, o CECP é um corredor que liga o porto de Gwadar, no Paquistão, a Kashgar, na região autônoma de Xinjiang Uygur, no noroeste da China, destacando energia, transporte e cooperação industrial.