Beijing — O Índice de Desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas (PME) da China, com base numa pesquisa com 3 mil PMEs, caiu 0,1 ponto em relação ao mês anterior para 88,9 em maio, mostraram os dados mais recentes.
A figura registrou o terceiro mês consecutivo de quedas para o indicador, mas a queda em maio foi menor em comparação com a queda de 0,3 ponto em abril, disse a Associação Chinesa de Pequenas e Médias Empresas.
A economia chinesa manteve seu ímpeto de recuperação, mas a base permanece instável, disse a associação, alertando que fatores incertos e imprevisíveis estão aumentando globalmente.
As empresas têm sido confrontadas com a fraca procura interna e dificuldades na produção e nas operações, e as empresas menores têm sido confrontadas com desafios maiores, disse.
O grupo do setor pediu esforços para otimizar o ambiente de negócios, ancorar ainda mais as expectativas do público e aumentar a vitalidade do mercado. Medidas devem ser tomadas para resolver os problemas enfrentados pelas empresas e garantir a implementação sólida das políticas de apoio, disse.