Riad — A Arábia Saudita inaugurou o Instituto Confúcio na Universidade Prince Sultan em Riad, capital do reino, marcando a abertura oficial do primeiro instituto desse tipo no reino.
O presidente da universidade, Ahmed Bin Saleh Al-Yamani, e Yin Lijun, encarregado de negócios da Embaixada da China na Arábia Saudita, participaram da cerimônia de abertura no domingo.
Al-Yamani disse que o instituto, construído conjuntamente com a Universidade de Shenzhen na China, oferecerá ótimas oportunidades para estudantes e jovens sauditas estudarem a língua e a cultura chinesas.
Também terá um papel positivo na promoção de intercâmbios culturais e econômicos e na cooperação entre a China e a Arábia Saudita, acrescentou ele.
No discurso na abertura do instituto, Yin disse que a ampla parceria estratégica entre os dois países manteve um ritmo de desenvolvimento rápido e a cooperação em vários campos continuou sendo melhorada e expandida.
Atualmente, cursos de língua chinesa são oferecidos em quatro universidades sauditas e há cursos de chinês nas grades de oito escolas de ensino fundamental e médio, observou ele.
Ele acredita que o novo Instituto Confúcio ajudará mais jovens sauditas a conhecer melhor a cultura chinesa e será uma ponte para o intercâmbio e a cooperação dos dois países em diversas áreas.
O reitor chinês do Instituto Confúcio da Universidade de Shenzhen, Zhang Xinying, disse à Xinhua que o objetivo do instituto é oferecer ensino da língua chinesa de qualidade, intercâmbio internacional de estudantes e intercâmbio cultural entre a China e a Arábia Saudita.